Polícia Civil do Paraná – Novo Concurso Público para Escrivão 2018




Comissão responsável pelo certame já foi definida.

Quem reside no estado do Paraná e está aguardando e se preparando para o novo concurso da Polícia Civil, a PC-PR, as últimas notícias que nos chegam são muito animadoras. Trata-se da confirmação e realização deste concurso que irá disponibilizar um total e 100 vagas para o cargo de escrivão de polícia, além de formação de cadastro de reserva no cargo.

É isso mesmo, agora o concurso público da Polícia Civil do estado do Paraná está cada vez mais perto de sua realização. Isso se dá pelo fato de que na última terça-feira, dia 27 do mês de março, o órgão publicou no Diário Oficial um documento no qual estão registrados os nomes dos membros eleitos para comporem a comissão que ficará encarregada pelo novo certame.


Na realidade, desde o dia 1º do mês de fevereiro que os interessados vêm aguardando por novas notícias em relação ao concurso, uma vez que o Sindicato das Classes Policiais Civis do Paraná, o Sinclapol, divulgou por meio de um comunicado que Beto Richa, atual governador do estado, concedeu autorização para a realização do concurso ainda neste ano de 2018.

A princípio, de acordo com o comunicado, serão disponibilizadas um total de 100 oportunidades para a carreira de escrivão de polícia. Além disso, ainda haverá formação e cadastro de reservas.

Assim, já formada a comissão de organização do certame, o passo seguinte é a definição e contratação da empresa organizadora. Após feito isto o edital de abertura do certame com todas as suas informações finalmente poderá ser publicado. Bem como iniciado o período para a realização e candidaturas.


Embora ainda não tenha sido publicado o edital de abertura do certame, algumas informações já foram confirmadas pela PC-PR.

Desse modo, já se pode afirmar que para concorrer ao cargo de escrivão os interessados precisam possuir curso de nível superior completo, idade a partir de 21 anos, além de Carteira de Habilitação Nacional de categoria “B”.

Um profissional neste cargo possui a remuneração inicial no valor de R$ 5.197.

Segundo uma nota publicada pelo sindicato, o déficit de profissionais no cargo de escrivão de polícia é muito grande e já é considerado um grande problema a ser enfrentado pela corporação da Polícia Civil do Paraná.

As últimas contratações realizadas para o posto de escrivão aconteceram no ano de 2014. De lá para cá nenhum concurso foi realizado, o que resultou nessa baixa de escrivãos na corporação que acaba por comprometer os serviços prestados à população.

O último concurso realizado para a carreira de escrivão de polícia aconteceu no ano de 2009. Na época foram disponibilizadas um total de 90 vagas. Na ocasião a empresa contratada para organizar o certame foi a já conhecida na área de concursos públicos, a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina.

Os candidatos no concurso de 2019 tiveram que passar por um processo seletivo constituído por cinco etapas, dentre elas estava a realização e provas objetivas de múltipla escolha; prova sobre conhecimentos específicos da PC-PR; prova de aptidão física; testes psicológicos e investigação de conduta.

Diante dessas informações é bem possível que o novo concurso público da Polícia Civil seja realizado nos mesmos moldes. Por isso, se você possui interesse em realizá-lo, a recomendação é de que os estudos preparatórios já sejam iniciados, uma vez que o concurso já foi autorizado e assim que a banca organizadora for contratada o edital será publicado e em breve o concurso será realizado.

Dessa forma, para se preparar basta acessar na internet editais de concursos passados para o cargo de escrivão e verificar os conteúdos geralmente abordados nas questões, assim como outros detalhes.

Fique atento, pois a expectativa é de que em breve o edital de abertura do novo Concurso Público da Polícia Civil do Estado do Paraná seja publicado.

Sirlene Montes