Novo Concurso PF 2018 – Vagas, Edital e Inscrição



Seleção oferecerá oportunidades para profissionais com nível superior.

Uma ótima informação para todas as pessoas interessadas no próximo concurso público da Polícia Federal, a PF. O edital pretende abrir em torno de 500 vagas. Já foi confirmado no próprio departamento de comunicação da Federação Nacional de Policiais Federais, o Fenapef, que este mesmo órgão já finalizou o processo de determinação da banca organizadora, que ficará sob a responsabilidade Cebraspe, anteriormente Cespe/UnB.

O departamento da Fenapef, por meio de sua secretaria, anunciou que o edital deste processo seletivo está agendado para publicação no mês julho de 2018. A etapa seguinte está na assinatura que firma definitivamente o contrato de prestação de serviços com a banca organizadora determinada. Este é um dos melhores concursos prestes a serem realizados neste ano, já que contam com cargos estáveis e carreiras muito bem remuneradas.



Este processo de seleção recebeu autorização no dia 20 de abril de 2018, de acordo com o que está registrado na publicação do Diário Oficial da União. Assim, este certame da Polícia Federal abrangerá 150 postos de trabalho em relação ao cargo de delegado; 60 postos destinados à função de perito criminal; 80 postos destinados ao posto de escrivão; 30 postos de trabalho para o cargo de papiloscopista e os demais 180 destinados ao cargo de agente.

As pessoas interessadas em concorrer ao posto de agente, posto de papiloscopista e ao posto de escrivão, necessitarão apresentar diploma de curso de nível superior em diversas áreas de formação. Com relação ao cargo de perito, será necessário possuir formação em nível superior dentro de áreas específicas, e no que se refere ao cargo de delegado, será necessário o certificado de curso superior em direito, suplementado por atuação de no mínimo três anos na atividade jurídica e ou policial, apresentando a devida comprovação na data de posse. Todos os cargos exigem que os candidatos possuam a carteira nacional de habilitação, no mínimo na categoria “B”.

A distribuição das vagas neste concurso se dará em postos localizados nas fronteiras e nas seguintes unidades federativas: Estado do Acre; Estado do Amapá; Estado do Amazonas; Estado do Mato Grosso; Estado do Mato Grosso do Sul; Estado do Pará; Estado de Rondônia e no Estado de Roraima, sendo permitida a remoção de servidores nas localidades indicadas. Estabelecidas e cumpridas estas condições, o devido preenchimento poderá ser realizado em todos os Estados da União, conforme as necessidades de cada um deles.



As provas, em geral, dentro deste tipo de concurso, são realizadas em todas as capitais do país, excetuando-se a prova oral, a qual será realizada somente na Capital Federal, Brasília.

Sobre os salários em cada categoria, segue uma pequena relação: postos de agente, de papiloscopista e de escrivão, possuem remuneração atual no valor de 12.441, 26 mil reais, já suplementado esse valor com direito ao auxílio-alimentação no valor de 458 reais. Observação importante, estas duas categorias também contarão com o devido reajuste a partir do mês janeiro de 2019, o que fará o vencimento chegar ao valor de 12.980,50 mil reais.

Com relação à carreira de perito e carreira de delegado, o vencimento inicial na atualidade está no valor de 23.130,48 mil reais, o qual também contará com o devido reajuste a partir do mês de janeiro de 2019; deste modo a remuneração destes cargos passará para o valor de 24.150,74 mil reais. Os salários são muito atraentes, porém, os candidatos precisarão demonstrar muita competência. Todos os cargos que estão sendo ofertados neste processo de seleção possuem jornada de trabalho constituída em de 40 horas por semana. Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos