Inscrição Concurso DPE-RJ 2018 – Vagas para Defensor



  

Interessados podem se inscrever até o dia 25 de junho de 2018.

Foi divulgado, nesta quarta-feira, o Edital do concurso público da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, para a carreira de Defensor.

O concurso vai oferecer 20 vagas no total. Dessas 20 vagas, uma é para início imediato, em relação as demais vagas, a nomeação vai ocorrer em até dois anos, período que pode ser prorrogado para mais dois anos, prazo de validade da seleção.

O prazo para realizar as inscrições vai até o dia 25 de junho de 2018 e elas devem ser feitas exclusivamente por meio da internet, através do site http://www.defensoria.rj.def.br/.

Caso seja necessário realizar alguma alteração na Ficha de Inscrição, o candidato deve faze-la até o dia 22 de junho de 2018, após essa data, alterações não serão mais permitidas.

Assim que o candidato finalizar o processo de inscrição será gerado no próprio site um boleto referente a taxa de inscrição, no valor de R$ 300,00. Esse valor deverá ser pago até o dia 28 de junho de 2018 e pagamentos que forem feitos após essa data, não serão considerados.

Os candidatos que possuírem os requisitos para realizarem o pedido isenção total ou parcial da taxa, devem informar sobre o pedido no momento que estiverem se inscrevendo no processo seletivo. Na Ficha de inscrição, há uma opção para ser selecionada nesses casos, o candidato deve seleciona-la e preencher um formulário específico, com as informações que forem solicitadas.

A inscrição do candidato só será confirmada após a confirmação do pagamento da taxa ou após o deferimento do pedido de isenção.




O cartão de confirmação da inscrição (CCI) ficará disponível no site http://www.defensoria.rj.def.br/, na página de acompanhamento. É de total responsabilidade do candidato obter esse cartão, para que ele o apresente no dia da aplicação da prova e tenha acesso ao local onde ela será aplicada.

Os candidatos podem optar por concorrer às vagas reservas, nesse caso eles deverão realizar a inscrição e após ela ser concluída, os candidatos devem localizar no mesmo site, um formulário específico, imprimi-lo e preenche-lo, informando que irá concorrer às vagas reservas. Com esse formulário preenchido, o candidato deve assina-lo e ir ao cartório para reconhecer firma do documento.

Após o preenchimento e o documento estar com firma reconhecida, basta que o candidato envie esse formulário via SEDEX, para a Comissão XXVI Defensoria Pública do Rio de Janeiro, no seguinte endereço: Av. Marechal Câmara, nº 314, Andar: Térreo, Bairro Castelo, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20.020-080.

É importante ressaltar que o formulário informando a intenção do candidato concorrer às vagas reservas deve ser enviado através do SEDEX até a data final de inscrição, portanto, o candidato deve realizar a postagem se atentando ao tempo de envio.

O processo seletivo contará com provas escritas, provas orais e com avalição de títulos. O conteúdo as provas serão: Direito Civil; Direito Processual Civil; Tutela Coletiva; Direito Empresarial e Princípios Institucionais da Defensoria Pública; Direito Penal; Direito Processual Penal, Criminologia e Direito de Execução Penal; Direito Constitucional; Direito da Criança e do Adolescente; Direitos Humanos de Pessoas em Situação de Vulnerabilidade e Direito Administrativo.

Datas, horários e locais onde os candidatos deverão realizar as provas ainda não foram divulgados.

Os interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site http://concursos.defensoria.rj.def.br/concurso-interna.php?id=MQ e acessar o Edital. Lá estarão todas as informações que os candidatos precisam saber sobre o concurso, como verificar se atendem a todos os requisitos para participar do processo seletivo, informações sobre provas e os conteúdos presentes em todas as etapas, endereços para enviar documentos caso seja necessário, como verificar dias, datas e horários em que as provas serão aplicadas, divulgações de resultados, entre outras informações.

Lorena Ruiz