DETRAN-PA – Novo Concurso Público 2018

  

  

Banca organizadora já está selecionada e edital deverá ser divulgado em breve.

O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran/PA) divulgou nessa quarta-feira, dia 25 de abril de 2018, através do Diário Oficial, qual será o nome da Banca Organizadora que venceu o processo licitatório de seu novo concurso público.

A Banca Organizadora vencedora do processo licitatório foi a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fapesp).


Apesar da vitória da Fapesp, as demais empresas que participaram do processo tem ainda 5 dias para apresentarem recursos. Após o término desse prazo, caso a Banca Organizadora continue sendo a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa – Fapesp, a data de publicação do edital referente a abertura de inscrições poderá ser divulgada.

Veja abaixo como será composta a Comissão do concurso:

  • Servidora Neusa de Moraes Melo – Presidente da Comissão
  • 1º Membro: Servidor Edemilson Fagundes Barbosa
  • 2º Membro: Servidora Odilene Fernandes da Conceição Santos
  • 3º Membro: Servidor Fábio de Oliveira Moura.

Sobre as Vagas

Ainda não se sabe qual a quantidade de vagas e quais serão os cargos que serão ofertados, porém, espera-se que tenham oportunidades direcionadas para candidatos de níveis médio e nível superior.

  

Sobre o último concurso

O último concurso realizado pelo Detran/ PA ocorreu em 2006 e na ocasião foram disponibilizadas 1.386 oportunidades. A Banca Organizadora do processo seletivo que aconteceu em 2006 foi o Cespe/UnB.

As vagas foram direcionadas para candidatos de nível fundamental, nível médio e nível superior.

As vagas de nível fundamental ofertadas no concurso de 2006 foram 105 vagas para atuar como Auxiliar administrativo; 115 vagas para atuar como Motorista e 95 vagas para atuar como Auxiliar de serviços operacionais.

Já para os candidatos de Nível médio, foram 245 vagas para trabalhar como Agente de trânsito na área de fiscalização; 200 vagas de Agente de trânsito para a área de examinador; 185 vagas para Agente de trânsito para atuar como vistoriador; 350 vagas para atuar como Assistente administrativo; 15 vagas para Programador e 33 vagas para atuar como Técnico em informática.

Em relação as vagas de Nível Superior, foram 2 para atuar como Médico; 30 vagas para Procurador Autárquico; 15 vagas para a área de Analista de Sistemas; 5 vagas para a área de Analista de Suporte Técnico; 12 vagas para Técnico em Administração e Finanças que tivesse formação superior em Administração; 3 vagas para a área de Biblioteconomia; 12 vagas para atuar na área de Ciências Contábeis; 8 vagas para a área de Ciências Econômicas; 3 vagas para atuar como Técnico em Gestão e Infraestrutura de Trânsito (com formação em Arquitetura e Urbanismo); 3 vagas para a área de Ciências Sociais; 25 vagas para Engenharia Civil; 7 vagas para Engenharia Eletrônica; 6 vagas para Engenharia Mecânica; 3 vagas para trabalhar com Estatística; 3 vagas para graduados em Pedagogia; 3 vagas para Psicologia e 3 vagas para Serviço Social.

As provas que foram aplicadas nesse concurso, eram compostas por 30 ou 40 questões de múltipla escolha. Foi cobrado conteúdo sobre conhecimentos básicos e conhecimentos específicos.

Sobre o Concurso atual

Quem tiver interesse em participar do processo seletivo de 2018 e concorrer à uma das vagas disponíveis devem ficar atentos a informações que serão divulgadas nos próximos dias, sobre a Banca Organizadora. Caso nenhuma empresa que participou do processo entre com recurso, no prazo estipulado, a Banca já estará definida e a próxima informação a ser divulgada será a data da publicação do Edital.

É de extrema importância que os interessados em participar do processo seletivo faça uma leitura completa do Edital, antes de realizar as inscrições, para saber se atendem aos pré-requisitos e exigências estipuladas pelo órgão.

No Edital também estarão informações sobre datas, locais, horários e conteúdo das provas, documentos necessários, valor da taxa de inscrição, datas de divulgação de resultados, entre outras informações importantes para os candidatos.

Lorena Ruiz