Concurso TJ SP 2018 – Vagas Abertas




Certame oferta 310 vagas para o cargo de Juiz Substituto.

Diferentes concursos públicos que foram anunciados durante o ano de 2018 vão ter suas provas ou parte delas realizadas no mês de dezembro. Essa estratégia foi adotada, pois, muitas bancas queriam um bom tempo para realizar todas as etapas do certame e esse período mais longo serve também para que os participantes possam se preparar de uma forma mais completa. E uma das iniciativas admissionais que vai ter o seu início justamente no último mês do ano é a realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o TJ-SP. São mais de 300 oportunidades. Para saber os principais detalhes do edital deste concurso leia o texto abaixo.

A respeito das mais de 300 vagas abertas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo

Órgãos como o TJ utilizam os concursos públicos como forma de contratar novos servidores independente da função ou do nível de escolaridade. Uma vez que vão ser aprovados, justamente, os melhores candidatos. E para esse novo certame a regra continua a mesma. De acordo com as informações dispostas no documento oficial, são 310 vagas para a colocação de Juiz Substituto. Desse total de oportunidades, cerca de 16 são para pessoas portadoras de necessidades especiais e 62 para candidatos negros.


Para ocupar um dos cargos de juiz substituto no TJ-SP o interessado precisa ter formação de no mínimo três anos em Direito e também é necessário que ele tenha experiência de três anos no ofício. Podem participar do certame, candidatos de até 65 anos de idade e que não tenha nenhum tipo de falta com a justiça. O valor do salário para os aprovados é de R$ 24.818,71. E mais uma informação importante é que a banca organizadora é a Fundação VUNESP. Os novos juízes podem permanecer no cargo pelo menos dois anos. O contrato pode ser prorrogado por mais 24 meses.

As cinco fases que vão definir os novos juízes substitutos do TJ-SP

As pessoas que atendem os pontos mencionados anteriormente para ocupar a vaga de juiz substituto vão participar de cinco fases diferentes para tentar a nomeação neste concurso. Confira todos os dados sobre essas etapas:


01º: teste de múltipla escolha com 100 perguntas no total. As questões foram divididas da seguinte forma:

30 perguntas no Bloco I contendo as seguintes temáticas: Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Processual Civil e Direito Civil.

35 questões no Bloco II com os temas: Direito Eleitoral, Direito Constitucional, Direito Processual Penal e Direito Penal.

35 questões no Bloco III sobre: Direito Administrativo, Direito Ambiental, Direito Tributário e: Direito Empresarial. A primeira etapa ocorre em 02 de dezembro de 2018.

02º: avaliações escritas sendo:

Uma prova discursiva contendo uma dissertação e mais quatro questões essa avaliação acontece em 17 de fevereiro de 2018. E uma prática de sentença que vão ser subdivididas em duas sentenças: uma de natureza cível que ocorre em 23/02/2019 e uma de natureza criminal em 24/02/2019.

03º: fase composta por: inscrição definitiva; sindicância da vida pregressa e investigação social do candidato; exames de sanidade física e mental e avaliação psicológica. Terceira fase vai ser realizada no período de 1º/08 a 21/08/2019.

04º: prova oral. Data: 1º/10/2019.

05º: prova de títulos. A data ainda vai ser informada.

No edital está disponível o conteúdo programático cobrado na primeira, segunda e a quarta fase. Para acessar essas informações acesse: https://www.vunesp.com.br/TJSP1801. Esses dados estão no “ANEXO I DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO” e no “ANEXO II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NOÇÕES GERAIS DE DIREITO E FORMAÇÃO HUMANÍSTICA” a partir da página 13. Outro ponto importante é a respeito do caráter das avaliações. A primeira, segunda e quarta etapa são de caráter classificatório e eliminatório. A terceira é eliminatória e a quinta classificatória.

Inscrições para o certame TJ-SP

As inscrições já foram iniciadas e devem ser feitas até 16 de outubro de 2018 pelo endereço: https://www.vunesp.com.br. Clique na aba “concursos”. Escolha a opção em “andamento”. Alguns editais vão aparecer e você deve escolher o do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Clique em “saiba mais”. Depois uma nova página vai ser aberta e clique em “inscreva-se”. Informe tudo o que for solicitado. A taxa de inscrição é de R$ 248,18.

Boa sorte!

Por Isabela Castro

Related Post