Concurso SECOM PA 2018 – Edital para Nível Superior



Inscrições podem ser feitas até o dia 24 de julho de 2018.

Na região norte do Brasil está sendo divulgado um novo processo seletivo de caráter público. Trata-se do edital anunciado por meio da publicação do Diário Oficial, que oficializa a abertura do período de inscrições deste novo concurso público promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação no Estado do Pará, o Secom-PA. O processo de seleção tem objetivo de prover em torno de sete postos de trabalho, distribuídos para três cargos efetivos distintos. Dentro deste conjunto de vagas, uma já está previamente reservada para pessoas com deficiência.

Concorrentes que possuam certificado de graduação em curso de nível superior terão chance de disputar cargos nas seguintes carreiras: posto de jornalista, com 5 vagas; posto de publicitário, com uma vaga e posto de relações públicas, com uma vaga. O vencimento inicial está no valor de 3.019,27 mil reais, dentro de uma jornada de trabalho de 30 horas por semana.



A banca responsável pela organização e realização deste certame está nas mãos da Assessoria em Organização de Concursos Públicos, a AOCP. O período de inscrições se dará entre os dias 20 de junho e 24 de julho de 2018, cujo cadastro deverá ser preenchido na seguinte página eletrônica: www.aocp.com.br. A taxa é única e está estipulada em 89 reais.

O processo seletivo da Secom-PA de 2018 consistira em algumas fases:

Os concorrentes deverão realizar a prova objetiva, a qual será de caráter eliminatório e classificatório; em seguida todos deverão realizar a prova discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório; por fim, chegará a etapa da avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatória.



Assim, a prova objetiva consistirá em um caderno com 50 questões de múltipla escolha, das quais seis versando sobre a matéria de língua portuguesa; quatro questões sobre a matéria de raciocínio lógico e matemático; quatro questões versando sobre a matéria de legislação geral; três questões versando a matéria de ética e sobre a qualidade no serviço público; três questões versando sobre as noções de informática e mais 30 questões versando sobres os conhecimentos específicos.

No caso da prova discursiva, esta consistirá em uma única questão em cima de conhecimentos específicos. O tema versará sobre questões como: o conhecimento técnico-científico a respeito da matéria; o texto deve ser desenvolvido com argumentação clara e senso crítico profundo, além de, obviamente, se fazer uso correto e adequado do vernáculo brasileiro.

A duração oficial para resolução das duas provas, objetiva e discursiva, será de quatro horas, e as mesmas serão ministradas na capital do Estado, Belém, no dia 2 de setembro de 2018. Portanto, é muito importante estar atento à confirmação da data, dos locais e dos horários em que ocorrerão as devidas avaliações, as quais serão divulgadas no mesmo site da AOCP, provavelmente a partir do dia 10 do mês de agosto de 2018.

Sobre as atribuições dos cargos:

Posto de Jornalista: atuar em atividades de desenvolvimento de investigações; na pesquisa; na análise de informações; na redação; na revisão e na edição dos materiais textuais e dos audiovisuais destinados à publicação de notícias e dos materiais que compõe conteúdos de jornais; de revistas e demais documentos audiovisuais institucionais e informativos que circulam em todos os meios e veículos de comunicação.

No posto de Publicitário: atuar na realização de atividades conjuntas com as agências de publicidade; de propaganda e de marketing na prestação de serviços destinados ao poder executivo estadual em conformidade com as suas estratégias e demais políticas de comunicação.

No cargo de relações públicas: atuar nas atividades que envolvem o planejamento; a assessoria; a consultoria; a pesquisa; a execução e a avaliação sobre as ações e as campanhas em cima da opinião pública, sabendo gerenciar os devidos processos de comunicação que se estabelecem entre a sociedade e o governo do Estado.

Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos