Concurso Previsto Receita Federal 2019





O Concurso Receita Federal de 2019 está em negociação entre comissão interna e o governo, cuja pauta está aberta desde o ano passado, 2017.

Para refrescar a memória dos estudantes interessados em boas carreiras públicas, segue em tramitação a estruturação do novo concurso para cargos na Receita Federal. Entre as motivações deste certame está o aumento de aposentadorias no Ministério da Fazenda.

Neste artigo o leitor poderá conferir as mais recentes atualizações sobre este próximo processo de seleção, do qual o regulamento está próximo de ser liberado, no decorrer das semanas vindouras, e mais uma breve síntese sobre o conteúdo programático cobrado no último concurso da mesma categoria.




Assim, o Concurso Receita Federal de 2019 está em negociação entre comissão interna e o governo, cuja pauta está aberta desde o ano passado, 2017. Devido a esse fato existe grande expectativa de que todos os preparativos para o evento estejam bastante adiantados. Alguns especialistas explica que é muito provável que o próximo processo de seleção será estruturado nos moldes do concurso anterior.

Mais informações sobre o concurso e o órgão seguem abaixo:


As remunerações iniciais constituem um dos pontos mais atrativos deste tipo de certame. Todos os candidatos selecionados para o cargo de analista-tributário, por exemplo, iniciam suas carreiras com vencimento de 20.123,53 reais, ao passo que para o cargo de analista, o valor está em 11.693,24 reais. Este dois salários estão acrescidos do auxílio-alimentação no valor de 458 reais.

Portanto, os representantes do órgão da Receita Federal aguardam a resposta definitiva para a solicitação de 1.312 postos de trabalho destinados às carreiras que exigem nível médio de formação, dado que a responsabilidade é do Ministério da Fazenda. Entre as vagas solicitadas, 904 se destinam ao setor de assistente técnico-administrativo. O valor de remuneração inicial deste cargo está em 4.137,97 mil reais.

No caso haja um aumento nesse número de vagas a mesma solicitação atual deverá ser substituída por um novo pedido.

O conteúdo programático a ser estudado para o concurso Receita Federal segue abaixo:

Baseado no certame anterior para o cargo de auditor-fiscal, realizado no ano de 2014, todos os concorrentes foram submetidos a provas objetivas e provas dissertativas. Sendo que o programa integral das provas abrangeu as seguintes matérias:

Cargo de Auditor-fiscal cobriu: matéria de Língua Portuguesa, de língua Inglesa ou mesmo espanhola; noções de Raciocínio Lógico-Quantitativo; noções de Administração Geral e Pública; noções de Direito Constitucional; noções de Direito Administrativo; noções de Direito Tributário; noções de Auditoria; noções de Contabilidade Geral e Avançada; noções de Legislação Tributária e de Comércio Internacional e noções de Legislação Aduaneira.

Para o cargo de Analista, cuja última seleção se deu no ano de 2012, a prova objetiva seguiu na mesma estrutura, diferenciando-se somente em algumas matérias, que seguem listadas com as matérias gerais, logo abaixo:

Matéria de Língua Portuguesa, de língua Inglesa ou mesmo espanhola; noções de Raciocínio Lógico-Quantitativo; noções de Administração Geral; noções de Direito Constitucional; noções de Direito Administrativo; noções de Direito Tributário; noções de Contabilidade Geral; noções de Legislação Tributária e noções de Legislação Aduaneira.

Sobre a nova banca organizadora deste novo concurso Receita Federal, para 2019, seguem as informações:

A princípio foi estabelecido acordo a instituição Escola de Administração Fazendária, ou Esaf. Entretanto, de acordo com uma notícia publicada no início do mês de outubro de 2018, houve uma inesperada reviravolta na situação em trâmite, e o contrato com a ESAF não foi efetivado.

Assim, a nova banca organizadora para o próximo concurso da Receita Federal deverá ser divulgada em breve, mediante uma previa autorização do Ministério do Planejamento e após a realização de todos os necessários trâmites para escolha da instituição.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso