Concurso Previsto PC PA 2019 – Vagas





O novo concurso da PC PA 2019 será organizado pelo Instituto AOCP e ofertará 11 vagas de emprego em cargos de Nível Superior de ensino.

Novo concurso está prestes a ter seu edital definitivo publicado. Trata-se de novo certame a ser promovido no Estado do Pará. Será o próximo edital para o concurso público que proverá cargos no departamento da Polícia Civil do Estado do Pará, a PC-PA. Todas as pessoas interessadas necessitam manterem-se atentas nas próximas semanas.

Este novo certame será organizado e regido por meio do Instituto AOCP, que atuará como banca organizadora. A quantidade vagas aberta é de 11 postos imediatos para os candidatos que possuam diploma de nível superior, dispondo de vencimento no valor de 2,7 mil reais.




Entretanto, qual a previsão do edital?

De acordo com informações do próprio Instituto AOCP, que já está confirmado como a banca organizadora regente deste processo seletivo, o passo seguinte está na elaboração do imprescindível cronograma de atividades, que comporá o itinerário do concurso, abrangendo o período de cadastro de inscrição e a data de realização das provas objetivas.

Deste modo, conforme o andamento do evento, existe grande expectativa de que o próximo edital poderá ser publicado ao longo dos próximos dias ou semanas.


Sobre os postos e as remunerações, seguem as informações:

O certame público, para o provimento de cargos no departamento da Polícia Civil do Estado do Pará, estará disponibilizando, oficialmente, 11 postos de trabalho imediatos, reservados aos candidatos com certificado de formação em nível superior, sendo diplomas em área específica de atuação. Todas as oportunidades serão precisamente distribuídas entre as seguintes funções:

– Cargo de Técnico em Gestão Pública, com nove vagas para o setor de Assistente Social e uma vaga destinada ao departamento de Contador. Para a área de informática este certame estará disponibilizando somente uma vaga para o setor de Engenharia de Sistemas.

O valor da inicial previsto da remuneração será de 2.727 reais.

Qual o critério de elaboração da prova objetiva?

Todos os concorrentes serão submetidos a uma avaliação ministrada por meio de provas objetivas, que consistirão em cadernos com questões abordando todos os itens registrados no conteúdo programático. A segunda fase será a realização da prova discursiva, finalizando com a avaliação sobre os títulos. Todos estes exames serão ministrados na própria cidade de Belém, que é a capital do Estado do Pará.

Histórico registrado no último certame público promovido pelo departamento da Polícia Civil do Estado do Pará:

Foi realizado no ano de 2016. A função de banca organizadora esteve a cargo da instituição FUNCAB. O conjunto de cargos abertos na ocasião segue na seguinte relação:

Foram 150 vagas disponibilizadas para a função de Delegado; 300 vagas para a função de Investigador; 180 para a função de Escrivão e 20 para a função de Papiloscopista.

Todos os concorrentes foram à avaliação por meio de prova objetiva, que consistiu em um caderno com questões de múltipla escolha, todas sendo de caráter eliminatório e classificatório; seguida da prova que afere capacitação física, apenas de caráter eliminatório; o necessário exame médico, apenas de caráter eliminatório; seguido do exame psicológico, também de caráter eliminatório e a devida investigação criminal e social sobre a vida pregressa de cada candidato, somente de caráter eliminatório.

Os testes foram ministrados nos municípios de Belém; de Marabá; de Altamira e de Santarém.

Esta será uma das melhores oportunidades entre os concursos públicos realizados neste primeiro semestre de 2019. São poucos cargos abertos, até o momento, porém, coma a atualização dos dados, este número pode aumentar, além de do cadastro reserva de pessoas. Vale a pena manter-se atento aos próximos passos.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso previsto