Concurso Previsto Bombeiros AM 2019





O certame tem por meta a disponibilização de 228 novos postos de trabalho, entre os quais 198 estarão reservados aos aspirantes a acadêmico soldado, sendo os demais 30 postos reservados aos aspirantes a acadêmico oficial bombeiro.

Este ano de 2019 começou em boa perspectiva, a qual se abre em um grande leque de novos concursos, novos estágios, novos programas de trainee e vagas de empregos. Porém, algumas das oportunidades existentes permanecem na etapa de oficialização, passando pelos necessários trâmites, para que a autorização do governo chegue e as tornem públicas.

Assim, a grande expectativa sobre a realização do novo processo seletivo público destinado ao provimento de vagas no departamento correspondente ao Corpo de Bombeiros, no Estado do Amazonas, ou CBMAM. Portanto, o escopo deste processo de seleção tem por meta a disponibilização de 228 novos postos de trabalho, entre os quais 198 estarão reservados aos aspirantes a acadêmico soldado, sendo os demais 30 postos reservados aos aspirantes a acadêmico oficial bombeiro.




Deste modo, os dados publicados por meio da Secretaria Estadual da Segurança Pública, naquele Estado, indicam que o procedimento que determinará qual instituição será a responsável pela função de banca organizadora, iniciou no último mês do ano de 2018.

Este certame está, assim, em fase de espera, na fila, desde o mês de março do ano de 2017. Naquele ano o processo de seleção foi anunciado por meio do governo, então em exercício. Portanto, a partir daquela data específica, foi devidamente reconhecido pela autoridade governamental que a corporação dos bombeiros está com drástico número muito reduzido de servidores, o que justifica, por conseguinte, a abertura do novo edital de certame público.


Outra atualização faz confirmar que a realização deste novo concurso se dará neste mesmo ano, por autorização do governador do Estado do Amazonas. Esta notícia chegou acompanhada da proposta de aquisição de novos equipamentos, exclusivos para o órgão do Corpo de Bombeiros, no sentido de fazer impulsionar todos os serviços de emergência, e garantir, por conseguinte, melhor atendimento a toda a população do Estado.

De acordo com outros dados, a comissão de gestão do próximo concurso público já está pronta e reunida, com presidente, vice-presidente, além de mais um grupo seleto de outros servidores, que são necessários, para atuar nas demais tarefas correspondentes.

O histórico registrado no anterior processo de seleção, destinado ao preenchimento de cargos neste mesmo órgão, é o seguinte:

O anterior processo de seleção, de caráter público, com meta de preenchimento de cargos no mesmo órgão, ou seja, o Corpo de Bombeiros, no Estado amazonense. Realizado no ano de 2009, para aquele concurso foram disponibilizados em torno de 1.239 postos de trabalho.

As vagas foram distribuídas conforme segue:

Os cargos que exigem nível médio de formação estavam reservados aos candidatos aspirantes a soldado, com 443 vagas disponíveis nesse setor, das quais 400 estavam destinadas aos concorrentes homens e as demais 43 às concorrentes mulheres. Na função de Terceiro Sargento Auxiliar de Saúde, dentro da especialidade de técnico de enfermagem, com 293 vagas; na função de Cabo Auxiliar de Saúde, no setor de auxiliar de consultório dentário, com 28 vagas; na função de Cabo Auxiliar de Saúde, setor de técnico em Raio-X, com 28 vagas e na função de Cabo Auxiliar de Saúde, no setor de técnico de gesso, com 12 vagas disponíveis.

Para os candidatos formados em nível superior, os postos foram distribuídos conforme o seguinte critério:

Para a função de Segundo Tenente nas seguintes áreas: no setor de médico ortopedista, com 18 vagas; no setor de médico clínico, com 17 vagas; no setor de médico pediatra, com 67 vagas; no setor de dentista, com 42 vagas; no setor de farmacêutico, com 42 vagas; no setor de enfermeiro, com 107 vagas e no setor de assistente social, com 42 vagas.

A banca organizadora, naquele evento, foi responsabilidade da instituição Copec.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso