Concurso Prefeitura de Petrolina PE 2019 – Vagas




Certame tem vagas abertas para o cargo de Guarda Civil na cidade de Petrolina, Pernambuco.

​A Prefeitura Municipal de Petrolina – PE está com inscrições abertas para preenchimento de vagas por meio do Concurso Público Edital nº 001/2019. A prova será realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro – IDIB. O concurso terá validade de 2 anos e poderá ser renovado por igual período.

Sobre as vagas disponíveis:

As vagas a serem preenchidas são para o cargo de Guarda Civil Classe / Nível Inicial para atuação na cidade de Petrolina. No total, há 40 vagas para preenchimento imediato e 40 vagas para formação de Cadastro Reserva. O salário é de R$ 3.261,48, inclusas gratificações e a carga horária é de 180h mensais. Para se candidatar à vaga é necessário que o interessado tenha Ensino Médio Completo.


Sobre as fases do Concurso:

O concurso será composto por duas etapas. A Primeira Etapa será composta por 5 fases:

  • Na 1º fase ocorrerá a Prova Objetiva, composta por 60 questões de múltipla escolha (de caráter classificatório e eliminatório);
  • Na 2º fase será um Teste de Aptidão Física (de caráter eliminatório), na qual serão aplicadas provas de Teste em barra fixa, flexão abdominal (supra), corrida de 12 minutos e natação em estilo livre (de caráter eliminatório);
  • Na 3º fase será Avaliação Psicológica, na qual serão avaliadas capacidade de atenção e concentração, características de personalidade, raciocínio e capacidade de memória (de caráter eliminatório);
  • Na 4º Apresentação de Exames Médicos, inclusive Exame Toxicológico (de caráter eliminatório);
  • Na 5º fase será de Investigação Social, na qual será investigado se o candidato tem perfil irrepreensível e idoneidade moral inquestionável (de caráter eliminatório).

A Segunda Etapa será composta por 2 fases, sendo que ambas terão caráter eliminatório e classificatório:

  • 1º Fase Teórica do Curso de Formação Profissional
  • 2º Fase Prática do Curso de Formação Profissional

O Curso de Formação Profissional terá duração de 476h e será aplicado pelo IDIB. A data do curso será divulgada posteriormente e a aplicação ocorrerá em dois turnos diários, podendo ocorrer aos finais de semana.

Sobre as Inscrições no Concurso:

O período de inscrições vai das 00h dia 1º de fevereiro até as 23h59 do dia 17 de março de 2019. Os candidatos devem realizar suas inscrições exclusivamente no site da IDIB www.idib.org.br. A taxa de inscrição no concurso é de R$ 125,00 e deve ser paga através de boleto gerado no ato da inscrição. Lembrando que a taxa de inscrição deve ser paga até o dia 18 de março de 2019

Os candidatos que não pagarem a taxa, preencherem a ficha de inscrição com informações inverídicas ou omitirem dados terão suas inscrições indeferidas.


Sobre a Prova Objetiva:

A Prova Objetiva será dividida em duas partes, constando na primeira parte 10 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Raciocínio Lógico e 5 de informática. A segunda parte será composta por 20 questões de Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal, 10 questões de Noções de Direito Constitucional e 10 questões de Noções de Direito Administrativo e de Legislação de Trânsito. O Conteúdo Programático da prova objetiva está detalhadamente expresso no Anexo III do edital.

As questões das disciplinas Língua Portuguesa, Noções de Direito Penal e de Direito Processual Penal e Noções de Direito Constitucional terão peso 2, enquanto as disciplinas das áreas de Raciocínio Lógico, Informática e Legislação de Trânsito terão peso 1. Para ser classificado, o candidato necessita de, no mínimo, 60% de acerto.

A prova será aplicada no dia 5 de maio de 2019 no período da tarde, com abertura dos portões às 13h e fechamento dos portões às 14h. Os candidatos devem chegar ao local de aplicação com 1 hora de antecedência ao início da prova. A prova terá duração de 4 horas, sendo que local e horário serão confirmados pelo site com até 10 dias de antecedência à data de realização da prova.

Somente serão convocados para as etapas seguintes os candidatos que tenham sido melhores classificados na Prova Objetiva.

Boa sorte!​

Por Barbara S.

Concurso