Concurso PM-RR 2018 – Vagas para Soldado

  

  

Seleção oferece 400 vagas. Inscrições até o dia 24 de junho de 2018.

Um novo concurso público está sendo promovido na Região Norte do país. Trata-se da abertura do período de inscrições, desde a última terça-feira, dia 15 de maio, para o certame público destinado a prover cargos de soldado na PM-RR, ou seja, na Polícia Militar do Estado de Roraima. O número de oportunidades é de 340 postos de trabalho reservados aos candidatos homens e 60 postos de trabalho para as candidatas mulheres. O vencimento inicial está em torno de 4.792,96 mil reais.

Os pré-requisitos são os seguintes: apresentação de diploma de ensino médio; possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo na categoria B, e estar em idade entre 18 e 35 anos. Candidatos do sexo masculino devem possuir estatura mínima de 1,60 metros; com relação às candidatas femininas a estatura mínima é de 1,55 metros.


A distribuição dos cargos se dará nos seguintes municípios: na Capital de Roraima e em mais seis regiões no interior daquele Estado, abarcando os seguintes municípios: na área II serão as cidades de Pacaraima; de Uiramutã; de Vila de Maracá; de Amajarí e de Tepequém. Na área III serão as cidades de Caracaraí; de Iracema; de Campos Novos e cidade de Santa Maria do Boiaçú. Na área IV serão as cidades de Rorainópolis; de Nova Colina; de Equador; de Jundiá e de Novo Paraiso. Na área V serão as cidades de Mucajaí; de Cantá; de Alto Alegre; de Apiaú; de Taiano; de São Silvestre; de Felix Pinto e cidade de Samaúma. Na área VI serão as cidades de Bonfim; de Normandia e cidade de São Francisco e na área VII serão as cidades de São Luiz do Anauá; de São João da Baliza; de Caroebe e na cidade de Entre Rios.

Este processo seletivo será organizado por meio da Universidade Estadual de Roraima. O período de inscrições se estenderá até o dia 24 de junho de 2018, cujo cadastro deve ser preenchido no site: https://cpc.uerr.edu.br/. A taxa estipulada é de 180 reais.

O critério adotado para as provas será o seguinte: serão quatro fases. A primeira etapa será realizada no dia 19 de agosto, na própria capital, onde será ministrada a prova objetiva, que consistirá em um caderno com 80 questões de múltipla escolha, cuja duração oficial será de quatro horas.

  

As questões versarão sobre os seguintes conteúdos programáticos: matéria de língua portuguesa; conteúdos sobre legislação; questões sobre conhecimentos específicos; matéria de história e sobre a geografia de Roraima; questões sobre atualidades e estudos sobre as noções de direito em áreas como direito constitucional; direito penal; direito processual penal e direito administrativo.

As etapas seguintes serão de realização dos devidos exames médicos; exames odontológicos; exames toxicológicos e exames em cima da aptidão física; a necessária avaliação da condição psicológica e a devida investigação social sobre a vida pregressa do candidato, cujas datas serão definidas posteriormente.

Conforme o que está estabelecido no edital deste concurso público, será respeitada a ordem de classificação em que os concorrentes aprovados estarão escalados, de acordo com a pontuação atingida nas provas, e nas demais fases, os quais serão nomeados e convocados para a participação no Curso de Formação de Soldados no interior do Quadro de Praças Combatentes Policial Militar, a CFSd QPCPM, cuja duração mínima será de seis meses.

Ainda de acordo com o mesmo edital, este certame para carreiras na PM do Estado de Roraima terá um prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por até mais dois anos, em conformidade com os critérios do Governo do mesmo Estado de Roraima. Em sua totalidade, segundo as informações divulgadas pela banca organizadora, existe a chance de se classificar um número de até 1.200 candidatos. Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos