Concurso PM MG 2019 – Inscrições, Vagas




Concurso da Polícia Militar de Minas Gerais selecionará 120 candidatos para o cargo de Oficial.

A Carreira Militar é uma das áreas mais cobiçadas pelos jovens ou mesmo pela população em geral. O plano de carreira, a remuneração, o sentimento nacional de defesa dos cidadãos está entre as diferentes sensações quando se fala da vida militar. Chegado o fim de ano os editais nos estados começam a ser publicados ou mesmo notícias sobre o processo seletivo dos concursos militares. Em Minas Gerais, já se tem algumas informações acerca do concurso para o ano vigente de 2019. O salário base é de R$ 5.769,42 e as inscrições vão do dia 06 de fevereiro a 07 de março de 2019 e tem como valor de R$ 173,00.

Podem se inscrever brasileiros com idade de 18 a 30 anos, estatura mínima de 1,60 metros e possuidores do diploma de bacharel em Direito. Serão duas Etapas. A primeira contem a prova de conhecimentos tanto objetiva quanto dissertativa e a segunda etapa será composta por: Prova Oral e de Títulos, Exames Toxicológicos, Avaliações Psicológicas e Física Militar – AFM, Além dos exames de saúde – preliminar e complementar. Veja abaixo outras informações sobre O Concurso Polícia Militar de Minas Gerais 2019.


O Concurso está sob a guarda da Diretoria de Recursos Humanos e executado pelo Centro de Recrutamento e Seleção da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG. Os selecionados ocuparão no futuro cargo de oficiais da PMMG. E serão selecionados 120 candidatos para o curso de formação de oficiais que tem duração de 2 anos e 6 meses de caráter exclusivo e possibilidades de extra turno, ou seja, atividades que poderão ocorrer após as 18 horas além dos fins de semana e feriado.

Datas importantes do concurso:

– 06/02 a 07/03 de 2019: Inscrição via internet e unidades destacadas no edital

– 08/03 de 2019: limite de pagamento da inscrição. Link no site www.policiamilitar.mg.gov.br/crs


– 06/02 e 07/02 de 2019: isenção de inscrição e envio da documentação comprobatória

– 18/02 de 2019: Divulgação de deferimento ou não das isenções de inscrição

– 25/03 de 2019: Local de prova da primeira etapa

– 07/04 de 2019: Provas da primeira fase – objetivas e discursivas

– 08/04 de 2019: Gabarito oficial

– 30/04 de 2019: Resultado prova objetiva

– 23/05 de 2019: Resultado prova dissertativa – redação

– 12/06 de 2019: Resultado final da primeira etapa e chamamento para a segunda etapa

– 22/08 de 2019: Resultado Geral e chamamento para matrícula

– 26/08 de 2019: Realização da Matrícula dos convocados

Há outras datas que possa julgar relevantes. Dessa maneira é preciso ficar atento ao edital.

Primeira fase: objetiva e dissertativa

As provas serão realizadas nas seguintes cidades: Barbacena, Belo Horizonte/RMBH, Curvelo, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

A prova objetiva terá 40 questões de múltipla escolha com 4 alternativas sendo apenas uma correta. De caráter classificatório e eliminatório. Cada questão terá valor de 3 pontos. Serão distribuídas igualmente entre os 8 conteúdos programáticos: os direitos constitucionais; penal militar; penal; processual penal militar; processual penal e administrativo além da Língua Portuguesa.

A prova Dissertativa também de caráter Classificatório e Eliminatório terá tema a ser apresentado ao candidato na hora da prova. A redação deverá obedecer ao limite de 30 linhas com o mínimo de 120 palavras. Os critérios de avaliação são: adequação do uso de articuladores, argumentação e informatividade, organização, pertinência e propriedade vocabular.

Segunda fase

A convocação para segunda fase está sujeita aos candidatos melhores colocados na primeira etapa do processo. A convocação se dará seguindo rigorosamente os critérios estabelecidos na correção da primeira etapa e a disposição do chamamento se dará em ordem decrescente. Ou seja, da maior nota para a menor. Todos os resultados estarão publicados e disponíveis no site do CRS.

Para melhor detalhamento das informações do Concurso Polícia Militar de Minas Gerais 2019. Entre no site da Polícia Militar de Minas Gerais e leia o edital detalhadamente. Assim não perderá nenhuma informação!

Por Douglas de Paula

Concursos