Concurso para Diplomata 2018 – Inscrições, Vagas



Instituto Rio Branco abre vagas para o concurso de Diplomata em 2018.

Se você sonha em ser Diplomata, saiba que o Instituto Rio Branco publicou edital para o seu próximo certame no diário oficial da União no dia 27 de junho (sexta-feira). O prazo de inscrições já teve início. Quem almeja uma boa remuneração no serviço público e possui escolaridade de nível superior pode conferir mais detalhes do processo seletivo a seguir.

Sobre as inscrições no Concurso de Admissão para a carreira de Diplomata

Os interessados em participarem do processo seletivo devem acessar o portal eletrônico do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), banca escolhida como responsável pela organização do certame, e preencher o formulário de cadastro (www.cespe.unb.br/concursos/IRBR_18_DIPLOMACIA). O prazo estabelecido para que você realize sua inscrição teve início em 2 de julho (segunda-feira) e estará aberto até o dia 16 de julho (segunda-feira). A taxa de participação custa R$ 230. O boleto poderá ser quitado até o dia 2 de agosto (quinta-feira).



Caso você esteja com o nome registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), seja doador de medula óssea em instituições devidamente reconhecidas pelo Ministério da Saúde ou pertença à família de baixa renda, poderá solicitar isenção do pagamento.

No momento em que fizer sua inscrição no site, você deve enviar uma fotografia recente e nítida.

Sobre as vagas anunciadas no edital

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) oferece 26 vagas no total para o cargo de Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, sendo 19 para ampla concorrência, 2 para pessoas com deficiência e 5 para pessoas que se autodeclaram negros ou pardos.



A remuneração inicial para quem ingressar na carreira de diplomata é de R$ 18.059,83.

Sobre os requisitos para tomar posse

Além de possuir diploma de graduação emitido por instituição de ensino superior devidamente regulamentada junto ao Ministério da Educação (MEC) e ser aprovado no certame, os seguintes requisitos são exigidos: ser brasileiro, estar em dia com as obrigações militares, caso seja homem, possuir idade mínima de 18 anos na data da posse, possuir aptidão mental e física, estar quite com as obrigações da justiça eleitoral, estar em pleno gozo dos direitos políticos, entre outros requisitos.

Sobre as etapas do processo seletivo

Os candidatos serão avaliados nas seguintes fases: 1) prova objetiva com 73 quesitos no padrão certo ou errado, típico do CEBRASPE; 2) prova escrita de português e inglês; 3) prova escrita sobre as disciplinas de Francês, Política Internacional, Noções de Economia, Espanhol, Direito Internacional Público, História do Brasil, Noções de Direito e Geografia.

A primeira etapa ocorrerá na data provável de 26 de agosto (domingo) em todos os estados e, inclusive, no Distrito Federal. Os candidatos responderão às questões em dois períodos: das 9h30 ao meio-dia e meia e das 15h até às 18h. É necessário marcar o cartão de resposta nas horas disponíveis, pois não será adicionado tempo extra.

Serão convocados para a segunda fase os 260 concorrentes que obtiverem melhores notas na etapa anterior. As datas previstas para aplicação da prova de redação de português e de inglês são, respectivamente, 22 e 23 de setembro, sábado e domingo.

Já a última etapa tem data prevista para os dias de 28, 29 e 30 de setembro, que correspondem a sexta-feira, sábado e domingo.

Aqueles que concorrerem como pessoas com necessidades especiais (PNE) passarão por perícia médica.

Mais detalhes do certame para Diplomata no Instituto Rio Branco

O concurso de admissão para diplomata será válido pelo prazo de 90 dias e poderá ser prorrogado, pelo mesmo tempo, uma única vez, a contar da sua homologação e a critério do Ministério das Relações Exteriores.

Para conferir outras informações do edital, acesse o site do CEBRASPE – www.cespe.unb.br/concursos/IRBR_18_DIPLOMACIA.

Por Melisse V.