Concurso MPU 2018 – Inscrições Abertas



Concurso do MPU tem 47 vagas abertas para os cargos de Analista e Técnico do MPU.

Finalmente a notícia que muitos estudantes e profissionais esperavam. Na última quarta-feira, dia 22 de agosto de 2018, foi publicado o mais recente edital que abre oficialmente o concurso público para o provimento de cargos no órgão do Ministério Público da União. O número de postos de trabalho à disposição é de 47, além do cadastro reserva de pessoas para as carreiras de Analista do MPU, na especialidade de Direito e para a carreira de Técnico do MPU, na especialidade de Administração.

Conforme foi divulgado em artigo anterior, a banca organizadora ficará nas mãos do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e na Promoção de Eventos, o Cebraspe, o qual conduzirá o andamento deste certame. O período de inscrições iniciou às 10 horas do dia 23 de agosto e se estenderá até às 18 horas do dia 10 de setembro 2018. São duas taxas de inscrição, estipuladas em 60 reais para o cargo de nível superior e em 55 reais para cargo de nível médio.



As provas objetivas estão agendadas para realização no dia 21 de outubro de 2018.

Existe certa urgência no preenchimento de mais cargos, dado que o órgão do Ministério Público da União registrou, no encerramento deste primeiro semestre do ano, um evidente e negativo déficit de mais ou menos 1.844 servidores. Deste modo, o mesmo órgão reconheceu a necessidade da realização de um novo e urgente processo seletivo. Assim, a maior expectativa é de que esta seleção para o provimento de cargos no setor de Técnicos e Analistas esteja pronta para este mesmo ano.

Sobre os benefícios providos pelo MPU aos seus servidores, as informações são as seguintes:

Além da estabilidade garantida pelo regime estatutário de contratação, junto aos bons salários pagos, todo servidor atuante no Ministério Público da União está agraciado com um intenso conjunto de benefícios, que abrangem, também, as gratificações. Entre os benefícios estão: o auxílio-alimentação no valor de 884 reais; o auxílio-transporte que pode variar de acordo com o local onde reside o funcionário; e a devida assistência pré-escolar no valor de 699 reais. Sobre as gratificações, estas fazem parte da chamada Atividade do Ministério Público da União, que já estão somadas às remunerações acima mencionadas, junto da gratificação de Qualificação e Treinamento.



Estas vacâncias resultantes no quadro do MPU são, como já foi mencionado, de 1.844 servidores, conforme os últimos dados registrados desde junho. Foi publicado pelo Portal da Transparência, dos quatro ramos de atuação pertencentes ao órgão do MPU, o que está em maior carência de servidores é o do Ministério Público Federal, que consta de 1.674 cadeiras vazias, das quais 1.108 dentro do setor de Analista de Direito e mais 482 vagas para o setor de Técnicos de Administração.

Todos os postos se destinam, portanto, aos cargos de Analista e de Técnico do Ministério Público da União. Todos os interessados em participar deverão se inscrever conforme os procedimentos acima indicados.

Sumarizando as informações: certame público para cargos no Ministério Público da União, o Edital MPU de 2018; a banca organizadora será o CEBRASPE; os postos se destinam aos cargos de Técnico e de Analista do MPU; os graus de escolaridade exigidos são de nível médio e superior; o número de vagas imediatas é de 47; a remuneração inicial é de 11 mil reais; o período de inscrições compreende as datas de 23/08 a 10/09 de 2018; a taxa de inscrição está estipulada em dois valores, 55 e 60 reais e a data precisa das provas será o dia 21 de outubro de 2018.

Por Paulo Henrique dos Santos