Concurso MP PR 2018 – Inscrições Abertas

  

  

Certame do MP PR oferta 10 vagas para o cargo de Promotor Substituto.

O segundo semestre de 2018 está em seu quarto mês, e os concursos públicos em aberto estão aumentando. Até o fim do ano diversos certames serão oficializados. Entre os concursos já oficializados, está o processo seletivo promovido pelo Ministério Público do Estado do Paraná, o MP-PR de 2018.

Foi publicado um comunicado a todos os interessados sobre a abertura do novo concurso público, cujo objetivo está no preenchimento de 10 postos de trabalho para cargos na função de Promotor Substituto. Destas vagas disponíveis, uma está previamente reservada para os candidatos com deficiência e uma se destina aos candidatos enquadrados como afrodescendentes.


Este cargo possui exigência de graduação em nível superior na área de Direito, cursado em instituição oficial ou reconhecida pelo MEC, Ministério da Educação e da Cultura; outro requisito está na comprovação de, pelo menos, três anos no exercício da função jurídica, dentro do padrão de idoneidade moral e na ausência de registro de antecedentes criminais na ficha pessoal, entre outras exigências. O vencimento inicial está no valor de 24.818,90 reais.

O procedimento de cadastro de inscrição deverá ser efetuado exclusivamente por meio da internet, no seguinte site: www.mppr.mp.br. O período oficial de inscrições iniciou no dia 08 do mês de outubro e se estenderá até o dia 06 do mês de novembro de 2018. O valor da taxa de inscrição está estipulado em 220 reais.

Este concurso está estruturado dentro do seguinte itinerário de fases:

  

Inicia com a realização da chamada prova preambular, seguida das provas escritas, concluindo em um total de cinco testes, todos divididos por grupos; depois serão realizados os exames de constatação de sanidade física e mental; a devida sindicância; a realização da prova oral e a análise de títulos, ou prova de títulos. Todas as provas serão ministradas em dia, em hora e em local cuja divulgação não ocorreu até o momento.

Sobre prova preambular, a sua formulação em grupos de disciplinas e sobre os números de questões nelas contidas, as informações são as seguintes:

A – O Grupo de 1 a 17 questões versando em Direito Penal; 3 sobre Direito Eleitoral e mais 3 sobre Legislação do Ministério Público;

B – O Grupo de 2 a 14 questões versando sobre Direito Constitucional; 5 sobre Direito Administrativo. 2 sobre Direito Tributário, uma questão versando sobre Filosofia do Direito, uma questão versando sobre Sociologia Jurídica e mais uma sobre o Direito Previdenciário;

C – O Grupo de 3 a 10 questões sobre matéria de Direito Civil, 2 sobre Direito Empresarial e mais 12 sobre a matéria de Direito Processual Civil;

D – O Grupo de 4 a 14 questões versando sobre Direito Processual Penal; 3 sobre a matéria de Execução Penal; uma questão sobre Medicina Legal, 3 questões sobre a matéria de Direito do Consumidor e mais 3 versando sobre Direito Sanitário;

E – O Grupo de 5 a 6 questões versando sobre Direito da Infância e Direito da Juventude ou sobre matéria de Direito à Educação; 6 questões versando sobre Direito de Proteção destinado ao Patrimônio Público; 5 questões sobre Direito Ambiental, Habitação e Urbanismo; 5 questões versando sobre Ação Civil Pública, sobre as Ações Coletivas ou sobre os procedimentos extrajudiciais da atribuição do Ministério Público – o chamado Inquérito Civil, o Procedimento Preparatório, o Procedimento Administrativo e a Notícia do Fato; 2 questões versando sobre matéria de Direitos da Pessoa com Deficiência; 2 questões versando sobre os Direitos do Idoso e mais 4 questões versando sobre os Direitos Humanos.

Por Paulo Henrique dos Santos