Concurso Marinha do Brasil 2019-2020 – Inscrições





Certame da Marinha do Brasil oferta 344 vagas para o Serviço Militar Voluntário.

Novo concurso público de alta categoria, para cargos temporários, está oficialmente aberto nesse fim de ano de 2019.

Deste modo, o órgão da Marinha do Brasil, por meio de seus gestores, anunciou a abertura oficial do concurso em dois documentos de edital, sendo esse o certame para provimento de cargos temporários na função de oficiais, constituindo o Serviço Militar Voluntário.




Conforme os dados registrados nos documentos publicados, todas as pessoas interessadas em participar do SMV deverão, no ato de inscrição, optar por um entre os nove Distritos Navais nos quais estão sendo disponibilizados os postos de trabalho. A remuneração paga pelo órgão chega ao valor de 11 mil reais.

Os dois documentos de edital totalizam o conjunto de 344 postos. Este conjunto de vagas será distribuído conforme o seguinte critério:

Para o primeiro Distrito Naval serão 236 vagas; para o terceiro Distrito Naval serão 32 vagas; para o quinto Distrito Naval serão 28 vagas; para o sexto Distrito Naval serão cinco vagas; para o sétimo Distrito Naval serão 19 vagas e para o oitavo Distrito Naval serão 24 vagas lotadas.


O conjunto de postos aqui ofertados está reservado para a função de Oficial Temporário da 2ª Classe na Reserva da Marinha, sigla RM2. Estas vagas serão, portanto, distribuídas entre distritos navais que compõem da primeira à nova Região. Dos documentos de edital que abrangem o 2º, o 4º e o 6º Distritos Navais não foram revelados até o presente momento. As vagas serão destinadas aos seguintes setores: no departamento de Saúde; no de Apoio à Saúde; no departamento de Técnica-Magistério e no setor de Engenharias.

Procedimento para cadastrar inscrição:

Todas as pessoas interessadas em participar deste certame terão até o dia quatro do mês de novembro, de 2019, para registrar seu cadastro no formulário, que está disponível no site oficial da empresa responsável como banca organizadora. Efetivado o cadastro, o passo seguinte será a determinação do Distrito Naval cuja localização seja mais vantajosa para cada candidato. O passo seguinte será acessar o link para a pesquisa da área de inscrição, der modo a se preencher o outro formulário contendo as principais informações de perfil. O link é esse: https://www.marinha.mil.br/sspm/?q=content/processo-seletivo-para-o-servico-militar-voluntario.

Cada inscrição será devidamente validada após a quitação do valor contido no boleto, que compõe a taxa de inscrição, que estará entre R$ 120 e R$ 127, em conformidade com o distrito optado pelo concorrente. Este valor deverá ser pago, no máximo, até o dia o dia cinco do mês de novembro de 2019.

Fases do certame:

Serão seis etapas distintas, que estruturam o processo de seleção do Serviço Militar Voluntário da Marinha, no cargo de Oficial Temporário.

A fase primeira será a de aplicação da prova objetiva, ministrada como avaliação de eliminatório e classificatório. Esta mesma avaliação será realizada no dia nove do mês de fevereiro do próximo ano de 2020.

Conteúdo programático:

O caderno de prova objetiva conterá em torno de 50 questões em múltipla escolha, distribuídas pelas seguintes matérias: em Língua Portuguesa, com 25 perguntas; e na área de Formação Militar-Naval, com 25 perguntas.

Para o setor médico, o caderno de prova objetiva conterá o seguinte: em Conhecimentos Específicos serão 25 questões e em Língua Portuguesa serão mais 25. Os candidatos selecionados e convocados para as fases seguintes passarão pelos seguintes testes: a análise de verificação sobre os dados biográficos; a necessária verificação de documentos; a necessária inspeção na saúde; análise de prova e de títulos; o teste sobre a aptidão física, no caso a natação e a corrida.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso