Concurso ICMBIO 2019 – Vagas para Brigadista





ICMBIO oferta vagas temporárias para Brigadistas em cidades do AP, PA, MA e CE.

O ICMBIO, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, está com quatro editais abertos com vagas para Brigadista que formam as Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nos diversos parques do Brasil. As seleções acontecem através de processo seletivo simplificado e as vagas são temporárias. As oportunidades são para Oiapoque no Amapá, Belém do Pará, Chapadinha no Maranhão e Crato no Ceará.

Sobre as Inscrições

As inscrições devem ser feitas presencialmente nas sedes das unidades conservação que ficam nos seguintes endereços:




PARQUE NACIONAL DO CABO ORANGE – Oiapoque-AP: inscrição será feita na Rua Getúlio Vargas, nº 235 – Bairro: Paraíso. Entre 29 de Abril e 21 de junho de 2019. Horário: Das 08h às 12h, e das 14h às 18h.

RESEX Chapada Limpa: inscrição será feita no barracão comunitário localizado no povoado Chapada Limpa I, que fica no interior da área de preservação ambiental, entre os dias 18 e 19 de junho de 2019, nos seguintes horários: 08h às 12h e 14h às 17h.


ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE MARACÁ-JIPIOCA: inscrição será feita no Escritório da Estação Ecológica de Maracá Jipioca, situada na Av. Guarani, 274, Centro, Amapá/AP e Sede administrativa do ICMBio Amapá Central, situada na rua Leopoldo Machado, 1126, Centro, Macapá/AP; no Período: 20 de maio a 07 de junho de 2019. Horários: das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Floresta Nacional do Araripe-Apodi: inscrição será feita no SINE/ IDT/ CRATO-CE, a Rua Monsenhor Esmeraldo, 686- centro, CEP: 63. 101 – 220 Crato-CE, no período de 27 a 31 de maio de 2019, das 08h às 14h.

No ato da inscrição serão necessários os seguintes documentos:

Original e cópia da Carteira de Identidade.

Original e cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física.

Original do Atestado Médico.

Cópia do Comprovante de Residência (Conta de água, luz, telefone, etc.) ou declaração de residência assinada pelo candidato.

Original de Tipagem Sanguínea e Fator RH.

Cópia da CNH (categorias A, B, C, D ou E).

Sobre as Vagas

O tempo de contratação e a quantidade de vagas vária de edital para edital, mas os cargos são dois: Chefe de Esquadrão que recebe um salário de 1,5 Salário Mínimo mais auxílios e Brigadista que recebe um salário de 1 Salário Mínimo mais auxílios.

Sobre a seleção

Os candidatos inscritos submeter-se-ão aos exames seletivos de caráter eliminatório e classificatório, dividido em quatro etapas: Avaliação de documentos, Exame Médico, Teste de Aptidão Física e Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas.

O Teste de Aptidão Física será feito da seguinte forma: teste de resistência muscular, resistência aeróbica e capacidade cardiorrespiratória dos candidatos, consiste em fazer uma caminhada com uma bomba costal por uma distância de 2.400 metros. A bomba costal estará cheia d´água, o que dá um peso aproximado de 20 quilos. O tempo de cada candidato será cronometrado por um avaliador. O tempo máximo é de 30 minutos, andando. O candidato que não completar o percurso no tempo máximo estipulado será automaticamente desclassificado.

O Teste de Habilidade no Uso de Ferramentas Agrícolas será feito da seguinte forma: Teste com a Enxada, que tem como objetivo de avaliar a resistência muscular e habilidade no manuseio com ferramentas agrícolas. O candidato deve rastelar e capinar uma área de 3 por 5 metros, em tempo máximo de 20 minutos. O candidato será avaliado através da obediência aos critérios de lançamento do material e também da qualidade da capina, apresentados pelos avaliadores. Esse teste tem caráter classificatório e eliminatório.

Serão convocados para participar do Curso de Formação de Brigadas e Chefes de Esquadrão para Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais os candidatos com melhor classificação nas etapas, desde que tenham atingido a nota mínima exigida.

O Curso de Formação de Brigadas é uma das etapas da seleção e tem uma carga horária de 40 horas-aula semanais, sendo 20 horas-aula expositivas de teoria e 20 horas-aula de práticas de campo efetuadas com a utilização de ferramentas e equipamentos simulando situações reais de incêndios florestais, inclusive com a divisão de esquadrões e chefias. Os candidatos aprovados no curso serão classificados conforme maior nota. A contratação obedecerá à ordem de classificação no CURSO.

Para mais informações o candidato pode acessar os editais na integra no seguinte endereço: http://www.icmbio.gov.br/portal/sejaumbrigadista.

Por Gabriel Bem

Concurso