Concurso Exército 2020 – 2° Batalhão Ferroviário e 4º Grupamento da Engenharia





O Exército está com as inscrições abertas para vagas no do 2° Batalhão Ferroviário, ou o Batalhão Mauá, nas cidades de Rio de Janeiro (RJ) e Araguari (MG), e no 4º Grupamento da Engenharia, na cidade de Curitiba (PR).

Novo concurso público, de altas proporções, está oficialmente aberto, nesse fim de ano de 2019.

Trata-se do certame que proverá cargos no departamento do Exército Brasileiro, que se dará por meio do 2° Batalhão Ferroviário, ou o Batalhão Mauá, na cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, e na cidade de Araguari, Estado de Minas Gerais.




Será realizado, também, por meio do 4º Grupamento da Engenharia do setor do Exército, neste caso, localizado na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, onde também já está aberto o período de inscrições para os processos seletivos.

O prazo para cadastro de inscrição já está aberto para todas essas seleções, sendo para o certame do 2° Batalhão Ferroviário, ou o do Batalhão Mauá, e para a seleção do 4º Grupamento de Engenharia do departamento do Exército, cujo período de inscrição iniciou a partir do dia 28 deste mês de novembro.


Sobre os cargos e o procedimento a ser respeitado para cadastrar inscrição, seguem as informações:

Processo seletivo para provimento de cargos no 2° Batalhão Ferroviário, o Batalhão da cidade de Mauá.

Como foi citado acima, o certame vai prover cargos no departamento do Exército Brasileiro, no 2° Batalhão Ferroviário, ou no 2° Batalhão de região de Mauá, para os municípios do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro e na cidade de Araguari, Estado de Minas Gerias. Serão preenchidas quatro vagas em caráter temporário para candidatos que possuam nível escolar médio e (ou) técnico e nível superior de formação universitária. Todos os candidatos que forem selecionados serão conduzidos para atuação na execução das obras e dos serviços no setor de engenharia.

Os postos temporários são os seguintes: na função de engenheiro civil, com duas vagas; na função de técnico no setor de edificações, com uma vaga, e na função de desenhista de projetos, com uma vaga.

As remunerações iniciais estão entre R$ 3.201 e R$ 8.260.

O período de inscrições se estenderá até o dia 6 do mês de dezembro de 2019. Cada futuro candidato deverá dirigir-se ao departamento em questão, portando a documentação exigida, a qual consta no próprio edital, ao 2° Batalhão Ferroviário que está localizado no seguinte endereço: Rua Profª Lourdes Naves; número 750, na cidade de Araguari, Estado de Minas Gerais. Mais informações no link do site oficial do órgão: www.2bfv.eb.mil.br.

Para o processo seletivo que proverá cargos no 4º Grupamento de Engenharia do Exército, seguem as informações:

Este é o certame aberto por meio do Ministério da Defesa, ou pelo 4° Grupamento de Engenharia da Comissão Regional de Obras pertencente à 5ª Região Militar, localizado na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, que está disponibilizando cargos para funções em diversos níveis de formação escolar. Neste caso, as oportunidades estarão sendo destinadas à formação do cadastro de reserva de pessoas.

Os postos temporários se destinam aos seguintes cargos: na função de engenheiro civil; na função de analista de sistemas; na função de técnico no setor de edificações; na função de desenhista e de motorista. Os valores das remunerações ainda não foram anunciados.

O período de inscrições iniciou no dia 28 deste mês de novembro e se estenderá até o dia 11 do próximo mês de dezembro. A ficha cadastral deverá ser preenchida somente por meio do site oficial do órgão: www.cro5.eb.mil.br.

Este documento de edital está publicado no Diário Oficial da União desde o dia 27 deste mês de novembro. Vale a pena conferir. Se você reside em alguma das cidades onde serão lotadas as vagas, participe.

Por Paulo Henrique dos Santos

Exército