Concurso DPE MG 2019 – Vagas Abertas





Defensoria Pública de Minas Gerais abre concurso com 30 vagas para Defensor Público.

A Defensoria Pública de Minas Gerais abriu nesta segunda-feira, 25 de março de 2019, as inscrições para novo concurso público que visa ao preenchimento 30 vagas de Defensor Público, com salário inicial de 22 mil reais.

Requisitos para a vaga de Defensor Público

Entre as exigências para ocupar o cargo de Defensor Público, ser bacharel em Direito, e ter exercido por pelo menos três anos a atividade jurídica, após a obtenção do diploma de bacharel em Direito.




Inscrições preliminares

As inscrições preliminares do Concurso da Defensoria Pública de Minas Gerais poderão ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, entre os dias 25 de março de 2019 até às 20h de 25 de abril de 2019. O candidato deverá preencher uma ficha eletrônica de Inscrição com as informações solicitadas A taxa de inscrição preliminar é de R$ 260,00 e poderá ser paga até o dia 26 de abril de 2019.

Avaliação Concurso Defensoria Pública de Minas Gerais em cinco etapas

Os candidatos serão avaliados na primeira etapa por meio de prova objetiva de múltipla escolha, que será de caráter eliminatório e classificatório.


A segunda etapa de avaliação terá quatro provas discursivas especializadas, que será também de caráter eliminatório e classificatório. Já a terceira contará com inscrição definitiva, que poderá ser eliminatória, e terá avaliação médica, investigação social e sindicância da vida pregressa.

A quarta etapa contará com prova oral, de caráter eliminatório e classificatório e a quinta etapa com a avaliação de títulos, que será classificatória.

Data prevista da prova

A data provável da prova objetiva de múltipla será no dia 19 de maio de 2019, em Belo Horizonte (MG), em horário de local que serão publicados no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais.

O gabarito da prova objetiva de múltipla escolha, assim como também como o caderno contendo as questões da prova objetiva, será publicado em no máximo três dias após a realização da prova.

Matérias prova múltipla escolha

A prova de múltipla escolha terá 10 questões de Direito Constitucional, Financeiro e Tributário, 10 questões de Direito Penal, 10 questões de Direito Administrativo, 10 questões de Direito Processual Penal, 10 questões de Direito Civil e Empresarial, 10 questões Legislação Especial , 10 questões de Princípios Institucionais da Defensoria Pública e Legislação Específica, 10 questões de Direito Processual Civil e 10 questões de Direitos Humanos, 10 questões de Direito de Execução Penal.

A prova objetiva de múltipla escolha, que contará com 100 questões de múltipla escolha, deverá ser realizada em no máximo de cinco horas. Serão aprovados na prova de múltipla escolha quem alcançar média igual ou superior a 6, e que não tenha nota inferior a quatro em alguma matéria.

A Segunda etapa será realizada em Belo Horizonte (MG), em dois turnos, em datas que serão serem oportunamente publicadas. Essa etapa contará com quatro provas discursivas, conforme descritas no edital.

Mais informações podem ser acessadas no edital do concurso da Defensoria Pública de Minas Gerais no endereço https://www.diariooficialdf.com.br/wp-content/uploads/2019/03/EDITAL-CONCURSO-DPE-MG.pdf.

A empresa organizadora do concurso DPE MG será a FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa). As informações do concurso, assim como datas, também serão divulgadas na página da empresa organizadora no endereço eletrônico https://www.gestaodeconcursos.com.br/site/site/DetalheConcurso.aspx?CodigoConcurso=1280.

Validade do concurso

A validade do Concurso DPE MG será de dois anos, a contar a partir da data da publicação da homologação do resultado final, e poderá ser prorrogada por mais dois anos.

Por Adoniran Peres

Concurso