Concurso DPE MA 2018 – Inscrições Abertas

  

  

Certame tem como objetivo contratar pessoas formadas em Direito para exercer o cargo de Defensor Público.

O último mês do ano, ou seja, dezembro costuma ser um dos períodos que mais se contrata no país. Isso a diferentes fatores e um dos principais é que os mais diversos setores precisam de novos profissionais uma vez que o final de ano é uma época intensa comercialmente. E também muitas empresas admitem novos servidores para entrarem no próximo ano com o quadro de funcionários completo. Seguindo essa lógica, até os concursos públicos estão sendo marcados para este mês. E este é caso do certame que está sendo organizado pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão. Saiba mais detalhes por meio deste texto.

As vagas oferecidas, os requisitos e outros pontos importantes do concurso da Defensoria Pública do Maranhão

A área jurídica é um dos setores que mais utilizam certames para a contratação de novos profissionais devido a sua importância para a manutenção de diferentes órgãos. E essa iniciativa tem justamente como objetivo contratar pessoas formadas em Direito para exercer o cargo de Defensor Público. De acordo com as informações do edital, vão ser admitidos oito profissionais. Lembrando que para ocupar um dos cargos é imprescindível além da formação em advocacia que o interessado seja inscrito na OAB. É importante também que ele não tenha pendências judiciais e militares.


Devido ao número de cargos disponibilizados neste concurso. A questão de vagas para pessoas com deficiência física e para negros ficou decidida que para portadores de necessidades especiais se tem uma vaga e para questão racial se tem duas oportunidades. Mas, é importante saber os detalhes destes dois pontos, os recursos e outras informações. E para isso acesse o edital que está disponível em: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/dpema118/index.html. Essas informações estão nos itens “4. DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA” e “5. DAS INSCRIÇÕES PARA CANDIDATOS NEGROS”. Esses dados se encontram a partir da página 04. Já em relação à remuneração, os contratados para a função de defensor vão contar com um salário de R$ 26.125,15. Outro ponto que precisa ser mencionado é quanto à empresa que vai ocupar a função de banca organizadora será a Fundação Carlos Chagas.

Sobre as cinco fases escolhidas para este processo de contratação

Os advogados que desejam se tornar Defensores Públicos pelo estado do Maranhão vão participar de cinco tipos de avaliações distintas. De acordo com o que está descrito no edital, os inscritos vão realizar os seguintes testes:

01º: prova de múltipla escolha que vai ser realizada em 15 de dezembro de 2018. Essa avaliação vai conter 100 questões dos seguintes assuntos:

  

05 perguntas sobre Direitos Difusos e Coletivos.

05 perguntas sobre Direito da Criança e do Adolescente.

05 perguntas sobre Legislação e Princípios Institucionais da Defensoria Pública.

05 perguntas sobre Direitos Humanos.

05 perguntas sobre Direito do Consumidor.

05 perguntas sobre Formação Humanística.

05 perguntas sobre Direito Administrativo.

05 perguntas sobre Direito de Execução Penal.

10 perguntas sobre Direito Processual Civil.

10 perguntas sobre Direito Processual Penal.

10 perguntas sobre Direito Penal.

15 perguntas sobre Direito Civil, Agrário e Comercial.

15 perguntas sobre Direito Constitucional.

02º: teste discursivo marcado para 16 de dezembro de 2018. Neste teste terão duas peças processuais e duas questões discursivas. As matérias neste caso vão ser as mesmas cobradas na prova de múltipla escolha.

03º: inscrição definitiva. Para saber mais informações sobre essa etapa e tudo que é preciso para realizá-la, o interessado deve clicar mais uma vez no edital. Essas informações estão em “10. DA INSCRIÇÃO DEFINITIVA” página 12.

04º prova oral. A data ainda vai ser definida.

05º avaliação de títulos.

A primeira, segunda e quarta etapa vão ser de caráter classificatório e eliminatório. Já a terceira apenas eliminatória e a quinta fase classificatória. As demais etapas também vão ter os dias divulgados. Os temas que foram relacionados acima contêm diversos assuntos e o conteúdo programático também está no edital. No anexo I “CONTEÚDO PROGRAMÁTICO” página 18.

Inscrições para o concurso da Defensoria Pública do Estado do Maranhão

O período de inscrições é de 15 de outubro até 05 de novembro de 2018. Por meio do seguinte link: http://www.concursosfcc.com.br/index.html. A taxa é de R$ 229,00 e deve ser paga até 05 de novembro.

Boa sorte!

Por Isabela Castro