Concurso Colégio Naval 2018 – Informações




Concurso terá 190 vagas para jovens com idade entre 15 e 17 anos.

Entre as melhores ofertas de concursos públicos que estão sendo anunciadas nesse início de 2018, está o novo certame promovido pela Marinha, a qual já divulgou o documento oficial do edital de seu novo processo seletivo, cujo objetivo visa ao preenchimento de cargos na admissão do Colégio Naval. A localização deste órgão fica no município de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. O número oficial de vagas chega a 190 postos, que estão destinados a todos os estudantes do ensino médio, interessados cursar seu colegial em paralelo a uma formação militar-naval. Hoje, uma oportunidade desse quilate não é muito frequente e trata-se de carreira militar, repleta de benefícios e honras.

O critério adotado pelo departamento que promove este certame público é o seguinte: está apto a participar deste processo de seleção todo jovem estudante do sexo masculino que esteja em idade entre 15 e 17 anos, completos até o dia 1º de janeiro de 2019 e que possua nível fundamental completo. Observação importante: todos os jovens participantes precisam estar em estado civil solteiro.


Este processo seletivo segue a ordem de realização em regime de internato, ou seja, segue rigorosamente o ciclo escolar, cuja duração será de no máximo três anos letivos oficialmente. Trata-se de um curso ministrado de forma gratuita, o qual fornece aos formandos todos os benefícios a que têm direito por lei, tais como: direito a alimentação; direito a uniforme; direito a bolsa auxílio no valor de 989 reais e às devidas assistências médico-odontológica, assistência psicológica, assistência social e religiosa.

É tradicional dentro de toda a estrutura militar no Brasil, assim como no Colégio Naval, proporcionar de forma competente e idônea a rigorosa preparação dos jovens estudantes no seu ingresso para a Escola Naval, que se constitui em verdadeira instituição de ensino superior, na qual são formados oficiais da Marinha que servem à nação.

Com relação às inscrições e às provas, o itinerário é o seguinte: a taxa cobrada para o cadastro foi estipulada no valor de 100 reais; o período de inscrições para este certame público da Marinha inicia a partir do dia 12 de março e se estenderá até o dia 20 de abril de 2018. Todos os jovens interessados em concorrer necessitarão inscrever-se por meio da internet, acessando o seguinte endereço eletrônico: www.ingressonamarinha.mar.mil.br. A outra opção no ato de inscrição está no comparecimento pessoal às organizações credenciadas ao órgão, cujos endereços podem ser conferidos na página já indicada.


No que tange ao método adotado para a realização deste processo seletivo, o mesmo se dará por meio de prova objetiva contendo o seguinte conteúdo programático: matéria de matemática; língua inglesa; matéria de estudos sociais; matéria de ciências e conteúdos em língua portuguesa, além da prova discursiva, ou seja, a redação, cujas datas de realização ainda serão definidas. As fases seguintes do processo de seleção contarão com a devida inspeção na saúde; realização de teste de aptidão física; avaliações em nível psicológico e a devida verificação de documentos, que ocorrerão entre os meses de novembro e dezembro.

As provas, tanto objetivas quanto discursivas, serão realizadas nas seguintes cidades: município de São Paulo(SP); município do Rio de Janeiro (RJ); município de São Pedro da Aldeia (RJ); município de Angra dos Reis (RJ); município de Vila Velha (ES); município de Salvador (BA); município de Natal (RN); município de Olinda (PE); município de Fortaleza (CE); município de Belém (PA); município de Santana (AP); município da Parnaíba (PI); município de Santarém (PA); município de São Luís (MA); município do Rio Grande (RS); município de Santa Maria (RS); município de Curitiba (PR); município de Porto Alegre (RS); município de Florianópolis (SC); município de Ladário (MS); município de Cuiabá (MT): na Capital Federal Brasília (DF) e no município de Manaus (AM).

Para mais informações, bem como atualizações, acesse o site já citado acima.

Paulo Henrique dos Santos