Concurso CGE CE 2019 – Vagas Abertas





Controladoria Geral do Estado do Ceará abre concurso para preencher vagas no cargo de Auditor de Controle Interno.

Foi publicado o extrato de edital de concurso público destinado a CGE do Ceará, a Controladoria Geral do Estado, o qual visa preencher o posto de Auditor de Controle Interno. Conforme o documento que foi disponibilizado pela empresa organizadora do processo público de seleção, o Cebraspe – CESPE, foram oferecidas 25 vagas no total.

Conforme o documento do concurso da CGE – CE, as oportunidades são voltadas para os seguintes campos e áreas de atuação, com a respectiva quantidade de vagas: Obras Públicas (04 vagas), Governamental (09 vagas), Tecnologia da Informação (04 vagas), Fomento ao Controle Social (04 vagas) e Correição (04 vagas). Deste total de chances oferecidas para a área Governamental, duas delas serão destinadas aos candidatos que possuem deficiência.




Os concorrentes que tomarem posse do cargo e forem nomeados se subordinarão a um regime jurídico do estado, o qual foi estabelecido por meio da Lei Estadual de nº 9.826, a qual foi sancionada dia 14 de maio de 1974, e também por meio de suas alterações e da legislação vigente.

Os Requisitos: no momento da posse o profissional deverá ter diploma de conclusão graduação em nível superior seja em qualquer área, registrado devidamente e fornecido por alguma instituição de ensino superior que seja reconhecida pelo MEC, o Ministério da Educação.


As atribuições: o profissional terá de realizar atividades que competem a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado, as quais estão estabelecidas no modelo de gestão confeccionado pelo Poder Executivo do estado, as quais se referem a prevenção, a orientação, a fiscalização, a estudos, a auditoria, a avaliação e a análise, conforme descrito na Lei Estadual de nº 13.325 de 2003, no art. 2º, bem como suas alterações.

A remuneração: O profissional irá perceber uma remuneração que será composta de uma parcela fixa, também chamada de vencimento básico e uma outra que é variável, chamada de gratificações, as quais são previstas na Lei de número 13.325 de 2003, assim como suas alterações, e também no Decreto de número 27.614/2004, prevendo o seguinte:

  • Um vencimento básico de R$ 4.281,16, 1ª referência;
  • Uma GDAA, sendo uma Gratificação pelo Desempenho de Atividade de Auditoria, que corresponde a uma porcentagem que pode chegar a 60%, incidindo sobre o vencimento pago a última referência/classe da tabela de vencimento da profissão. A GDAA, até a realização da primeira avaliação de desempenho, irá corresponder uma porcentagem que pode chegar a 52,5% do salário da última referência/classe da mesma tabela de vencimento da profissão;
  • Uma Gratificação por Títulos, a qual é calculada com base no vencimento básico do servidor da referência em que o mesmo ocupa, nas porcentagens discriminadas abaixo, entretanto elas não são acumulativas:
  • Título de especialista é de 15%;
  • Título de mestre é de 30%;
  • Título de doutor é de 60%.

Os profissionais terão de cumprir 40 horas por semana.

Sobre a inscrição

Os candidatos que possuem interesse em conquistar uma das oportunidades oferecidas terão de realizar suas inscrições por meio da página eletrônica oficial da empresa organizadora www.cespe.unb.br/concursos/cge_ce_18, a partir do dia 17 de dezembro de 2018 às 10h até o dia 04 de janeiro de 2019 às 18h.

Para efetivar a inscrição, será necessário realizar o recolhimento de uma taxa no valor de R$150,00.

Sobre a avaliação do processo de seleção da CGE

As avaliações objetivas irão durar, ao todo, 5 horas e irão acontecer na data prevista para 17 de fevereiro de 2019, no período da tarde. O edital será disponibilizado no dia 08 de fevereiro de 2019, o qual irá informar os candidatos inscritos os horários e locais das provas, por meio do Diário Oficial do Estado e também por meio da internet, na página eletrônica da própria banca organizadora

Por Filipe Silva

Concurso