Concurso Autorizado Depen PR 2019 – Vagas





A previsão inicial é que 1.269 agentes prisionais sejam contratados.

Os concursos públicos e processos seletivos em geral têm se tornado uma opção considerável para os brasileiros que buscam por novas oportunidades de trabalho. Afinal, com a aprovação e lotação em um cargo público é possível encontrar a tão desejada estabilidade, considerando que no Brasil, em decorrência da forte crise econômica, as vagas disponíveis têm um número bastante reduzido. Diante deste quadro de instabilidade os concursos públicos têm se mostrado como uma boa opção.

Neste caso, se você reside no estado do Paraná e gostaria de prestar um concurso público e driblar esta crise, uma excelente oportunidade acaba de surgir. Estamos falando do novo concurso público do Depen que acaba de ser confirmado.




Como todos já sabem recentemente Carlos Massa, conhecido também como Ratinho Júnior que e o atual governador do estado anunciou a realização de novos concursos no estado, neste ano de 2019.

De acordo com as palavras do governador o estado está objetivando realizar novos contratos de servidores para atuação em várias áreas da parte admnistrativas. Aliás, essa medida sobre estas contratações foi apresentada para os deputados do estado.


O anúncio da realização de novos concursos aconteceu durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio Iguaçu. Na coletiva o governador disse que para a realização de novos concursos serão gastos bilhões de reais. Somente para a realização das contratações dos novos servidores serão necessários por ano mais R$ 200 milhões.

Segundo a proposta que o governador apresentou, a previsão inicial é que 1.269 agentes prisionais sejam contratados.

A Secretaria da Administração e Previdência informou que o Estado possui atualmente o total de 134.346 servidores já efetivos. Além disso, a secretaria também informou que existem 32.058 servidores em trabalho temporário e 2.240 que são comissionados, não possuindo assim vínculo com o Estado.

Dessa forma, para que a agenda de reajuste e de novas contratações seja cumprida e para que não ultrapasse o limite com despesas de pessoal, seja inativo ou ativo conforme a Lei Da Responsabilidade Fiscal, o governo do estado do Paraná prevê que deverá colocar um fim na licença prêmio. Contudo, quem já se encontra na licença não a perderá. De igual forma é previsto a instituição de um programa que sirva para assegurar o usufruto destas licenças já adquiridas ou para a indenização caso seja necessário.

Último concurso público realizado no estado do Paraná para a função de agente penitenciário ocorreu no ano de 2013, quando foram disponibilizadas 423 vagas. Os candidatos a uma das vagas teriam que possuir formação completa de Ensino Médio. Os aprovados e efetivados nos cargos possuíam uma remuneração inicialmente prevista no valor de R$3.568,45.

Na ocasião a empresa contratada para organizar e executar o certame foi a Cops/UEL que é a Coordenadoria dos Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina. Como parte do processo de seleção os candidatos tiveram que passar por 5 etapas de classificação e eliminação.

A prova objetiva era composta por 50 questões, cujas disciplinas abordadas eram de Português, Matemática, Conhecimentos Específicos, Informática e Atualidades. O concurso teve validade por um período de 4 anos, sendo expirado no dia 02 do mês de julho do ano de 2017.

Nesse sentido, se você busca pela oportunidade de realizar um concurso público no estado do Paraná, já pode começar a se preparar para este concurso, uma vez que sua realização já foi confirmada pelo governador Ratinho Júnior. A partir de agora deve-se formar uma comissão que dará início ao processo de organização. Dessa forma, enquanto o concurso e organizado você já pode começar a estudar. Basta buscar na internet editais de concursos passados para o cargo de agente prisional e verificar os conteúdos normalmente cobrados.

Serão 1.269 vagas, uma pode ser sua!

Por Sirlene

Concurso