Concurso Aeronáutica 2019-2020 – Inscrições Abertas





A Aeronáutica do Brasil oferta vagas para o Serviço Militar Voluntário da Aeronáutica. Inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de novembro.

Está aberto o Concurso da Aeronáutica (SMV) para cargos no setor de Enfermagem. Esse é o novo documento de edital que dá início ao certame que proverá cargos no Serviço Militar Voluntário da Aeronáutica. A meta desse processo de seleção está em prover cargos temporários voltados aos candidatos voluntários para a prestação de Serviço Militar Temporário, cujo início se dará a partir do próximo ano de 2020. O requisito básico é o de certificado de conclusão de graduação ao Nível Superior na área de Enfermagem.

O período de inscrição iniciou no dia 11 deste mês de novembro e se estenderá até o dia 18 deste mesmo mês. A ficha cadastral deverá ser preenchida somente por meio do site oficial do órgão da Força Aérea Brasileira. Todos os futuros candidatos têm do dever de preencher o Formulário de Solicitação da Inscrição corretamente.




Esse total de postos a ser disponibilizado está em plena conformidade com o que os gestores determinaram, depois da verificação da carência de servidores, sendo que a solicitação prevê a disponibilização de vagas nas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica, ou COMAER.

Sobre o itinerário desse processo de seleção, seguem as informações:

Tal como foi explicado acima, o documento de Edital do certame Serviço Militar Temporário, setor de Enfermagem, os requisitos básicos abrangem a seguinte relação de exigências:


Estar de posse do certificado de conclusão de graduação em nível superior no Bacharelado de Enfermagem, além de portar o devido registro no Conselho Regional de Enfermagem, que comprova a idoneidade do candidato;

Deverá possuir, no mínimo, dois anos em experiência profissional na área, atuando na função de enfermeiro, tanto masculino como feminino, que é um serviço prestado logo após a graduação da graduação superior no Bacharelado de Enfermagem. São postos de alta responsabilidade, e que exigem rigoroso teste.

Este é um dos concursos públicos mais aguardados nesse ano, considerando que embora se trate de cargos temporários, as chances de ingresso em postos efetivos podem ser grandes, de acordo com as disponibilidades e com o desempenho de cada servidor.

Todo servidor que atua no setor de medicina, como no caso de instituições particulares, recebe altos salários, dada a complexidade e importância do cargo que exerce. Entretanto, a quantidade de pessoas capacitadas não é alta, o que torna a concorrência menos ampla.

Sobre o valor da remuneração, tal como está registrado no documento de edital desse concurso do Serviço Militar Temporário, área de Enfermagem, seguem as informações:

Cada candidato selecionado e convocado será contratado em caráter temporário, depois de passar por cada fase de testes, previstos no edital, consistindo em etapas nas quais são ministradas provas relativas à formação universitária em Enfermagem.

O salário inicial está em plena conformidade com a lei federal, correspondendo ao valor pago, tradicionalmente, ao posto na condição de aspirante oficial, cujo teto atinge o soldo de 6.993 mil reais. Esse valor de vencimento é complementado pelos demais benefícios garantidos pela lei federal, em plena conformidade com o mercado de trabalho atual, e devidamente proporcionados ao cargo.

Para sumarizar os dados essenciais sobre esse novo edital do concurso para Serviço Militar Temporário, setor de Enfermagem:

O período de inscrição se dará entre os dias 11 a 18 deste mês de novembro; os postos a serem disponibilizados estão dentro do cadastro de reserva de pessoas; serão preenchidos cargos na área de Enfermagem; o valor do salário está em 6.993 reais; o grau de escolaridade exigido está em nível superior de formação acadêmica.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso