Concurso Aeronáutica 2018 – Inscrições Abertas




Concurso oferta 180 vagas para o CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), que terá início no ano de 2019.

O seu sonho é ser piloto e já se imagina pilotando aviões de grande porte? A sua oportunidade de fazer isso se tornar realidade pode estar no Concurso Aeronáutica EPCAR, que está com as inscrições abertas para selecionar 180 pessoas, sendo 160 homens e 20 mulheres para o CPCAR (Curso Preparatório de Cadetes do Ar), que terá início no ano de 2019.

O concurso é de âmbito nacional, permitindo que jovens de todo o país possam participar do certame. O processo seletivo será dividido em cinco etapas, incluindo desde prova escrita até teste físico.


Confira abaixo tudo que você precisa saber o Concurso Aeronáutica EPCAR 2018!

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever no concurso promovido pela Aeronáutica é necessário ser voluntário e estar ciente de todas as normas para se habilitar no CPCAR 2019. Caso seja menor de 18 anos de idade, o jovem deve estar autorizado pelos pais ou responsáveis para fazer as provas escritas e demais etapas seletivas. Os interessados não podem ter menos de 14 anos, nem mais de 19 até o ano da matrícula, se forem aprovados.

O participante tem que ser brasileiro nato, conforme os termos determinados pela Constituição da República Federativa do Brasil. É necessário ter concluído o Ensino Médio – fator indispensável para iniciar o curso. Não estar cumprindo nenhuma medida de segurança, e não ter sido excluído do serviço militar em decorrência de indisciplina.


Como é o Curso Preparatório de Cadetes do Ar

O CPCAR será desenvolvido e aplicado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar, na cidade de Barbacena, em Minas Gerais. O curso tem como finalidade preparar os jovens aprovados para ingressar na AFA (Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea), no município de Pirassununga, em São Paulo.

O Curso Preparatório de Cadetes do Ar dura três anos, sendo lecionado a partir do regime de internado, que se iguala ao Ensino Médio regular disponibilizado pelo Sistema Nacional de Ensino e compreende as instruções a serem empregadas nos Campos Geral e Militar.

Ao ser aprovado no curso, o aluno terá aulas baseadas nas mesmas disciplinas trabalhadas no Ensino Médio Regular no Brasil, além da legislação complementar e matérias que serem como base para os estudos futuros dentro da Academia da Força Aérea.

Como se inscrever

Os interessados em entrar para a Aeronáutica podem fazer a sua inscrição das 10 horas do dia 18 de abril às 15 horas de 08 de maio de 2018. Se você atende aos requisitos solicitados pela instituição, o primeiro passo para se inscrever é acessar o site oficial da seleção (http://ingresso.afaepcar.aer.mil.br). Faça o seu cadastro, fornecendo os seus dados pessoais e escolares.

Após o cadastramento, os candidatos devem imprimir e arcar com o pagamento da taxa de participação, cujo valor é de R$ 60,00. O boleto tem que ser pago até o prazo estipulado, do contrário a sua candidatura não será registrada e você perde o direito de participar da prova.

Como será a prova

A prova escrita acontecerá no dia 08 de julho em diversas regiões do Brasil. Conforme publicado no edital, o início da avaliação se dá às 09h40, mas os portões serão fechados a partir das 09h. Os locais em que cada candidato deve se direcionar para realizar a prova serão divulgados no dia 27 de junho. O gabarito com as respostas do teste pode ser acessado em 10 de julho, na página de inscrição.

Os participantes terão que responder questões relacionadas aos conhecimentos das áreas de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e uma redação com um tema atual.

Os aprovados na prova escrita passarão pela INSPSAU (Inspeção de Saúde), depois pelo EAP (Exame de Aptidão Psicológica), TACF (Teste de Avaliação do Condicionamento Físico), e por último farão a validação documental.

Por Simone Leal