Técnica de Pomodoro auxilia o tempo de gerenciamento de estu

     

Com a técnica é possível aliviar a ansiedade e aumentar o foco e a concentração.

A Técnica de Pomodoro é uma das principais ferramentas para auxiliar o tempo de gerenciamento de estudos. Ela é ideal para quem deseja cronometrar as horas líquidas de estudo, para quem se distrai facilmente, quem perde o foco com facilidade e para quem quer melhorar a produtividade e a eficiência. Que tal incorporá-la à sua rotina?

Qual o objetivo da Técnica de Pomodoro?

Por meio da Técnica de Pomodoro o estudante alivia a ansiedade, aumenta o foco e a concentração por meio da redução de interrupção, aumenta a conscientização em relação às suas escolhas, aumenta a motivação e as mantém constante, reforça a determinação para conseguir o objetivo da aprovação, melhora o processo do estudo, entre outros.

Desta forma, a técnica auxilia o estudante no cotidiano, para ajudar a atingir o seu objetivo. Mas, é preciso que o candidato saiba usar a ferramenta de forma certa no seu dia a dia. A Técnica de Pomodoro pode ser aplicada para várias outras coisas também. Por exemplo, você pode usá-la no seu trabalho, sobretudo quando sentir que está perdendo o foco.

Como funciona a Técnica de Pomodoro?

A técnica funciona por pequenos blocos de tempo. Em cada 25 minutos há um intervalo de 5 minutos, e completando 4 blocos de 25 minutos cada o intervalo deve ser de 15 minutos. Desta forma, faça uma lista das tarefas que devem ser executadas do seu planejamento de estudo e comece a cronometrar o tempo. A cada 25 minutos você tem um intervalo de 5 minutos para fazer o que desejar. Depois, retorne para a sua atividade com foco e determinação. Depois de 4 blocos, a pausa é maior – 15 minutos – e neste tempo você pode aproveitar para fazer um lanche, tomar um café, dar um telefonema ou resolver algum assunto importante. Todavia, durante os 25 minutos você deve se concentrar no que está fazendo.

A Técnica do Pomodoro vai fazer parte do seu dia a dia? Conte para a gente!

Por Babi