Recife (PE) divulga concurso para Secretaria da Mulher

     

Prefeitura Municipal do Recife anunciou na última segunda-feira (09) o primeiro concurso púbico para a Secretaria Municipal da Mulher. Com isso, a Prefeitura de Recife é a primeira no Brasil na criação de cargos públicos exclusivos para a promoção dos direitos da mulher. Durante evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, fez questão de anunciar essa inovação do município.

O investimento anual para manter a nova secretaria será de aproximadamente R$ 2,6 milhões. Os cargos que serão criados serão os de analistas da promoção dos direitos das mulheres, incluindo a contratação em diversas áreas, como: advocacia, psicologia e assistência social, que serão selecionadas para atuarem na Secretaria da Mulher.

O Projeto de Lei criado pelo Poder Executivo do município será enviado para Câmara dos Vereadores e, apenas após a aprovação do projeto, será definido o número de vagas para cada cargo.

A solenidade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi realizada no 15º andar da Prefeitura do Recife. Estiveram presentes várias secretarias municipais e estaduais, além de outros membros da sociedade.

No evento, foi destacado pelo prefeito a importância da nova secretaria, que já irar gerir o concurso público anunciado. Foi escolhida Elizabete Godinho para ser a primeira Secretária da Mulher do Recife. A nova secretária já assume a secretaria com a missão de promover o concurso público para preenchimento dos cargos que serão criados.

A criação dessa nova secretaria reforça a prioridade da política de gênero que faz parte do Compromisso do Programa de Governo da gestão municipal. Durante o discurso da secretária Elizabete Godinho, ela citou os avanços do gênero no Recife através de propostas que foram estruturadas no Programa de Governo do prefeito.

A nova secretaria terá quadro próprio permanente e orçamento próprio. “Hoje o dia é de conquista. Fico feliz por vivenciar esse momento como representante das mulheres no município. O concurso público reafirma o compromisso dessa gestão com as políticas de gênero”, citou o prefeito no final de seu discurso.

Por Dalmo Rocha