Dicas para melhorar sua rotina de estudos

     

Quem é acostumado a prestar concursos públicos, vestibulares e outros processos seletivos sabe que manter uma rotina diária de estudos é essencial para a obtenção de bons resultados. Porém, muitas vezes, a disciplina por si não é suficiente. É necessário aplicar estratégias adicionais, a fim de burlar as tentações que podem, muitas vezes, atrapalhar completamente a preparação. 

Selecionamos 5 estratégias para turbinar, de uma vez por todas, sua rotina de estudos. As dicas valem tanto para estudantes que buscam uma vaga em universidades e concursos quanto para aqueles candidatos já mais maduros, que buscam uma recolocação no mercado de trabalho. Confira e aproveite as dicas! 

1.     Encontre uma estação de trabalho tranquila: a primeira medida é escolher um ambiente adequado para os estudos. Tanto vale um cantinho no quarto quanto na própria sala de estar. O necessário é possibilidade de concentração, preferencialmente longe da movimentação de pessoas, mesmo que sejam da própria família. 

2.     Fique longe das distrações: manter a rotina de concentração é a chave principal do sucesso de qualquer candidato a concurso público ou vestibular. Isso inclui concentrar-se e manter-se longe de possíveis distrações. Evite, por exemplo, estudar com a TV ligada, ou até mesmo conferindo as atualizações das redes sociais, tanto no computador quanto no smartphone. 

3.     Faça pequenas pausas durante o estudo: ao contrário do que muitos pensam, ninguém obtém os melhores resultados se estudar 24 horas por dia. É essencial dar pequenas pausas durante o dia, já que recarregar as baterias e desestressar é sempre importante. 

4.     Aposte em técnicas de leitura dinâmica: a leitura dinâmica otimiza a leitura dos conteúdos, já que permite a absorção da informação em um curto espaço de tempo – acompanhar o texto com os dedos é um exemplo. Entretanto, tome cuidado com matérias mais complexas, as quais exigem mais atenção a detalhes. 

5.     Faça resumos do conteúdo: criar resumos gerais dos assuntos estudados é excelente para fixar a matéria estudada. Porém, é mais eficiente quando este é feito manuscritamente, com papel e caneta.

Por Tati M.