Dicas para Ir Bem em Concursos Públicos

     

Confira aqui algumas dicas para se sair em nos Concursos Públicos.

Conquistar uma vaga no serviço público é sinônimo de estabilidade, tranquilidade e um salário geralmente melhor do que os oferecidos pela iniciativa privada. Além disso, os funcionários públicos contam com algumas vantagens atraentes, como um bom convênio médico, auxílio-creche, dentre outras. E é por isso que tantas pessoas lutam para conseguir a tão sonhada vaga e passam horas estudando com seus livros ou em cursinhos. É verdade que a crise pela qual o Brasil passa fez diminuir bastante o número de concursos neste ano, mas os concurseiros não devem desistir e nem parar de estudar. Veja abaixo algumas dicas para se sair bem nas provas.

Tenha um foco: Evite estudar para várias áreas ao mesmo tempo. Por exemplo, as matérias de concursos bancários não tem muito a ver com as matérias de concursos para tribunais, estudar para as duas áreas ao mesmo tempo se torna confuso e pouco proveitoso. Escolha aquela área que você mais simpatiza e foque nela, pois poderá dar mais atenção para as matérias.

Não ouça conselhos de pessoas que só querem te desanimar: Muitas pessoas tem o terrível hábito de desanimar quem está estudando, com comentários que não agregam valor nenhum. Prefira escutar opiniões boas e construtivas de pessoas que querem o seu bem, do que ouvir aquelas que te empurram para baixo. Não deixe que comentários ruins, como "você não vai conseguir passar" ou "concurso público é pura fraude" te desanimem.

Arranje tempo: Várias pessoas que estudam para concursos têm a vida muito corrida, tendo que ir para a faculdade, cuidar da casa, trabalhar e ainda estudar para as provas. Se sua vida for corrida assim, estude nas horas vagas, naquele tempinho que sobre no almoço, no ônibus quando estiver indo para o trabalho, separe um tempo antes de dormir para resolver exercícios. Tente aproveitar ao máximo esses poucos momentos que você tem livre, para estudar.

Qualidade é melhor do que quantidade: Não adianta passar horas assistindo video aulas ou lendo livros se você não estiver prestando atenção nas matérias. Se concentre, mesmo que tenha pouco tempo para estudar. Se souber aproveitar bem aquele momento de estudos, seu sucesso virá mais rápido do que você pensa.

Comece a estudar antes do edital: Quando um edital é lançado, geralmente a prova acontece 2 meses depois. É melhor começar a estudar bem antes do edital sair, do que tentar estudar toda a matéria nesses dois meses.

Seja você mesmo a sua motivação: Quando começar a desanimar de estudar, lembre-se que se você passar no concurso, terá um salário melhor, mais independência, e poderá realizar alguns sonhos com mais facilidade. Lembre-se também da satisfação e realização pessoal que terá ao ver seu nome na lista dos aprovados.

Não desista: Mesmo com a crise e a pouca quantidade de concursos, uma hora aquele edital que você tanto espera vai ser divulgado, continue estudando e mantenha o foco. Faça muitos exercícios, resolva provas de concursos anteriores e conheça bem o estilo das bancas organizadoras.

Por Nathalia Henderson