Dicas de memorização para Concursos Públicos

     

Para memorizar os conteúdos dos Concursos Públicos é necessário ter disposição para aprender e muita organização.

Você sabe por onde começar a estudar? Um dos maiores desafios para os estudantes de concurso público é memorizar o conteúdo do edital. Ao analisar a lista de disciplinas exigidas, por exemplo, o estudante pode achar que tem pouco tempo para aprender tanta coisa e ficar com medo do possível “branco” aparecer. Mas, a memorização deve ser vista como aliada e para isso é necessário ter disposição para aprender e muita organização.

A organização é uma das principais técnicas de memorização para concurso público. A meta do estudante deve ser chegar no dia da prova se lembrando dos principais pontos e dos assuntos principais como prazos, por exemplo. O primeiro passo é separar o conteúdo do edital entre aqueles que exigem estudo e revisão. Desta forma, o estudante vai poder orientar-se e ganhar tempo na elaboração do planejamento.

Além disso, não basta apenas ler ou passar o olho. Que tal ter estratégia e fazer fichamento dos conteúdos? Para cada parágrafo lido, sublinhe as partes mais importantes e depois passe o conteúdo para as fichas. Na semana da prova, você pode só fazer uma revisão pelas suas fichas. Assim, o seu estudo fica mais eficiente e produtivo.

O cérebro pode aprender muito por repetição, sabia? Por isso, abuse de exercícios e de leituras variadas do mesmo assunto. Com o tempo, você acaba decorando os principais pontos como competências, por exemplo. Lembre-se de que a base para a memorização é o conhecimento, por isso, não adianta apenas decorar como louco, é necessário procurar entender e construir uma base.

O branco pode ser um sinal de que as coisas não estão indo bem no organismo, sabia? Por isso, invista em você e na sua qualidade de vida. Além do estudo, separe um tempo para o lazer e atividade física. Equilíbrio é essencial para alcançar bons resultados, sempre.

Conhece outras técnicas de memorização? Conte para a gente!

Por Babi