Dicas de como estudar para 2 concursos públicos diferentes

     

Você está focando em dois concursos ao mesmo tempo? Nem sempre é possível conciliar o estudo de ambas as provas, porque depende da disponibilidade de tempo, matérias diferentes, área, quantidade de vagas, entre outros. Há também pessoas que não conseguem estudar para duas provas juntas, porque ficam com medo de perder o foco. Você está nessa situação? Confira algumas dicas para te auxiliar.

Primeiramente, é preciso verificar a quantidade de disciplina comum e diferente em cada certame. Ao fazer o cronograma, separe os dias de estudo para matéria comum e para as específicas, que mudam. Coloque a quantidade de tempo para cada conteúdo, também. Se você já tiver uma boa base nas matérias comuns, vale a pena focar em ambos os concursos. Porém, se você ainda não está bem ou não tem base nas disciplinas comuns, talvez seja melhor escolher apenas uma prova.

Entretanto, se a prova for ocorrer com um mês de diferença de intervalo, por exemplo, vale a pena focar nos dois. Assim, depois o candidato intensifica os estudos apenas da parte específica, por exemplo.

Faça uma planilha colocando os dias de prova, e o conteúdo de cada matéria. Seja detalhista e faça um bom cronograma de ambos os editais, assim, você pode ver com detalhe o edital e decidir se vale a pena ou não.

Se decidir estudar para ambos, divida o tempo certo para cada disciplina cumpra o horário de estudo. Mas, se resolver estudar para apenas um concurso, foque. Lembre-se de que é preciso considerar várias variáveis antes de resolver estudar para duas provas ao mesmo tempo. Se as avaliações tiverem conteúdos diversos, pense bem antes de estudar para ambas, porque pode ser uma decisão errada. Porém, o contrário é verdadeiro: se as avaliações tiverem conteúdos iguais, vale a pena tentar, sim.

Gostou das dicas? Então comece a fazer um planejamento, para as suas provas.

Boa sorte e sucesso! 

Por Babi