Cotas para negros foram aprovadas em Concursos Públicos no Ceará

     

Nos dias de hoje ainda convivemos com pessoas que possuem preconceito por pessoas da cor negra. Porém, no Brasil, estamos lutando para que isso acabe e para que os negros consigam conquistar o seu espaço. Desta forma, foram aprovadas cotas para negros nos concursos do judiciário, o que fará com que mais dessas pessoas consigam entrar no mercado de trabalho de uma forma bem democrática.

A proposta foi do governador eleito do Ceará, Camilo Santana, a qual informou que os terceirizados deverão ser cortados da administração pública a partir do ano de 2015. Entretanto, ele foi perguntado acerca do cenário atual de terceirizados e informou que o cálculo só será encerrado com a exposição das demais pastas, o que soma 27 até o momento.

Além disso, os gastos que a administração pública do estado do Ceará tem com terceirizados somam R$ 303,4 milhões, conforme dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Ceará. Tudo isso reflete o aumento de serviços prestados pelo Estado – é o que afirma Mauro Filho, ex-secretário da Fazenda.

Sendo assim, a oferta é de que haja 10 mil vagas em concursos públicos no estado, das quais haverá oportunidades para os profissionais de saúde e outras para a Universidade do Estado. No entanto, ainda não há data definida para que esses concursos ocorram, mas o certo é que aconteçam no decorrer do mandato do governador do Estado. Porém, é um projeto de longo prazo, o qual não é possível colocá-lo em prática em apenas 1 ano de governo.

Por isso, se você trabalha de forma terceirizada no Estado do Ceará, fique atento, e comece desde já a se preparar para uma das vagas que o setor público irá oferecer. Não há nada pior que ser desligado do atual emprego e ficar a ver navios. Saia da zona de conforto e inicie desde já os seus estudos.

Boa sorte e bons estudos!

Por Luciana Viturino