Concurso TRF da 4ª Região (RS, SC, PR) 2016 abre 22 vagas para Juiz

     

Certame oferece 22 vagas o cargo de para Juiz Federal. Inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de março.

O Tribunal Regional Federal da 4 ª Região, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, abriu 22 vagas para o cargo de Juiz Federal. A remuneração inicial é de R$ 27.500,17. 20% do quantitativo de vagas serão reservadas aos candidatos negros, que se declararem no momento da inscrição preliminar do concurso.

As inscrições já estão abertas e o prazo segue até o dia 15 de março. O valor da taxa de inscrição é de R$ 200,00.

A primeira fase do concurso está prevista para o dia 1º de maio. Além desta primeira etapa, também haverá prova escrita, prova discursiva, pratica de sentença civil, prova pratica de sentença penal, prova oral e avaliação de título. O edital do certame pode ser acessado por meio deste link: www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=pagina_visualizar&id_pagina=917.

Para concorrer, o candidato deve ser bacharel em Direito, pelo menos, três anos.

Como estudar para concurso de Juiz?

O Juiz é responsável pela aplicação da lei no caso concreto e tem como objetivo resolver os conflitos e interesses sociais. É uma das carreiras mais desejadas e disputadas do judiciário devido à remuneração, status e prestígio. Além disso, tem outras garantias como irredutibilidade de vencimento e vitaliciedade.

Para se preparar para a prova, o candidato precisa estudar cada disciplina com muita profundidade. Desta forma, deve procurar ler de forma gradativa a legislação seca, a letra da lei, ficar por dentro das últimas jurisprudências e da doutrina jurídica. No mercado, existem vários livros direcionados e específicos para auxiliar no estudo, mas é preciso ter atenção, para não investir dinheiro em material desqualificado ou desatualizado.

O cargo tem uma abrangência ampla, por isso, o candidato deve focar nos estudos com materiais bons e professores qualificados, para auxiliar na aprovação. Muitos candidatos podem passar anos estudando, se não tiver metodologia ou estratégia adequada. Portanto, o segredo é segredo é saber estudar e como direcionar as disciplinas.

Apesar da concorrência ser ampla na maior parte das vezes, o número de vagas total dificilmente é preenchido devido o nível de dificuldade da prova. Portanto, é necessário se emprenhar ao máximo, pois muitas vezes você pode ser seu pior inimigo.  

Foque na direção dos seus sonhos e sucesso nos estudos!

Por Babi