Concurso TCE-RN 2015 terá edital em breve

     

Uma boa notícia para quem aguarda por grandes concursos na região Nordeste, mais precisamente no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN), que já formou uma comissão que irá realizar o primeiro concurso do órgão para o cargo de auditor (substituto de conselho). Para que o concurso aconteça se faz necessária a aprovação do projeto de lei que irá alterar a lei inorgânica do TCE, que irá adequar o novo cargo.

A previsão inicial é que o concurso ofereça duas vagas, conforme as informações obtidas junto ao setor de recursos humanos do TCE.

Os aprovados e convocados terão direito a remuneração inicial que pode chegar a R$ 25.260,20. Lembrando que é bem provável que haja reserva de vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais, contudo não é assegurada a reserva aos candidatos afrodescendentes.

Para concorrer a uma das vagas, os concorrentes devem ter concluindo nas áreas de administração, ciências contábeis, ciências jurídicas ou economia ou, além de experiência profissional na área de atuação e idade de 35 a 65 anos.

O presidente em exercício do órgão, conselheiro Thompson Fernandes, informou que os critérios de seleção deverão ser semelhantes aos mesmos adotados no concurso para o posto de conselheiro.

Entre as atribuições do cargo de auditor do tribunal de contas estão a substituição dos conselheiros em caso de impedimentos, vacâncias, ausências, licenças ou outros afastamentos legais dos titulares. Nestas situações, os auditores evitam que as atividades das cortes de contas sejam atrasadas ou não sejam realizadas por conta da atuação do conselheiro titular.

Como este é o primeiro concurso promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte para o cargo, o ideal é que os interessados se preparem refazendo as provas de outras autarquias até que seja feita a publicação do edital.

Ainda não há previsão para que saia, mas já é bom começar os preparativos para os estudos

Por Ana Rosa Martins Rocha