Concurso Receita Federal e convocação saem em 2015

     

A expectativa é que sejam abertas 2.000 vagas

Tratado com prioridade, os concursos da Receita Federal para os cargos de analista tributário e auditor fiscal devem sair ainda este ano. As novas contratações já foram inseridas no orçamento de 2015 e agora está nas mãos do Ministério do Plnejamento, Orçamento e Gestão, o MPOG.

Outra boa notícia é a quantidade de vagas solicitadas para o concurso, mais de 2.000 vagas. O costume é autorizar uma quantidade inferior à solicitada, mas, desta vez, o setor enfrenta uma alta demanda de aposentadorias. Por ano, cerca de 600 funcionários se aposentam da Receita Federal. 

Os salários vigentes oferecidos correspondem a R$ 9.629,42 e R$ 16.116. Ainda é questionado também a possibilidade de vagas voltadas para à área administrativa, administrativo/carreira de apoio que requer apenas o ensino médio e analista administrativo que solicita o nível superior.

Todos os estados do Brasil receberão candidatos das oportunidades. O próprio órgão da RFB é quem irá organizar o método avaliativo.

A necessidade do concurso feito este ano, com o maior número de convocações para este ano também, é visível no quadro de funcionários do órgão. Atualmente, o mesmo opera com apenas 49% do limite de sua ocupação. Para concretizar as decisões, aguardamos agora somente o MPOG e a publicação no Diário Oficial.

Para se preparar para as oportunidades concorridíssimas, analisar o conteúdo programático e as avaliações dos processos seletivos anteriores é uma boa opção. Os estudos intensos é a primeira escolha dos candidatos e muito vantajosa, pelo motivo de que todos os anos surgem muitas oportunidades e, no fundo, estudar é um ativo que você constrói e mantém, que um dia gera bons frutos.

Vale lembrar também que a validade da prova é de, em média, um ano, o que gera uma "carteira de reservas", onde o candidato pode ser chamado posteriormente para assumir os devidos cargos disponíveis.

Sendo assim, não desanime com a primeira chamada e acompanhe com frequência o site onde terá o resultado as provas.

Por Bruna Domingos dos Santos