Concurso PM MG 2018 – Vagas para Oficiais

     

Certame oferta 120 vagas para o cargo de Oficial.

Como foi divulgado há uns meses atrás, a Polícia Militar de Minas Gerais vai realizar um concurso público ainda neste ano. Segundo, as informações já confirmadas vão ser oferecidas cerca de 120 vagas para os futuros oficiais. As oportunidades vão ser oferecidas para diferentes municípios mineiros. Esse processo seletivo promete ser um dos mais concorridos e a última informação divulgada é que as inscrições começam no mês de dezembro. Para saber todas as informações já divulgadas, leia o texto abaixo.

Segundo as informações presentes no edital e como já mencionados acima, vão ser oferecidas 120 vagas, sendo 108 oportunidades para homens e 12 oportunidade para mulheres. A Polícia Militar do estado de Minas Gerais definiu que para esse processo seletivo, os interessados precisam atender a alguns pré-requisitos para realizar a inscrição, conheça agora esses requisitos:

– Possuir idade entre 18 anos a 30 anos.

– Todos os candidatos precisam ser formados no curso de Direito, com o título de bacharéis.

– Estar em dia com as obrigações militares (para os candidatos do sexo masculino) e eleitorais.

– Não ter antecedentes criminais.

– Apresentar aptidão física e mental na mais perfeita ordem.

– Possuir no mínimo 1.60 de altura, essa regra vale para ambos os sexos.

– E não ter problemas com nenhuma força civil ou militar.

O processo seletivo vai ser composto por duas fases, sendo a primeira, dois testes de conhecimentos, um objetivo e outro dissertativo. A prova objetiva vai ser realizada no dia 04 de fevereiro de 2018 às 08h30, os inscritos na prova devem comparecer ao local, por volta de meia hora antes, ou seja, às 08h. Essa prova vai ser composta por 40 perguntas de múltipla escolha (A, B, C, D), com: 05 perguntas de Legislação Extravagante e Legislação Institucional, 05 perguntas de Direito Administrativo, 05 perguntas de Direito Processual Penal, 05 perguntas de Direito Processual Penal Militar, 05 perguntas de Direito Penal, 05 perguntas de Direito Penal Militar, 05 perguntas de Direito Constitucional e 05 perguntas de Língua Portuguesa. Essa etapa vai ser de caráter eliminatório e classificatório e vai ter o valor de 100 pontos. O teste dissertativo vai ocorrer no mesmo e dia será caracterizado pela escrita de uma redação, com o tema sendo revelado na hora. O texto deve ser feito em caráter dissertativo argumentativo e deve ter no máximo 30 linhas. Critérios como pontuação, ortografia, argumentação e outros vão ser levados em consideração.

O resulto da primeira fase vai ser divulgado em 21 de março de 2018. As provas acontecem nos seguintes municípios mineiros: Sete Lagoas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Unaí, Teófilo Otoni, Curvelo, Barbacena, Ipatinga, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Governador Valadares, Divinópolis, Lavras, Uberaba, Juiz de Fora e Belo Horizonte.

Já a segunda fase vai ser composta por uma prova de títulos, prova oral, exames médicos, teste de aptidão física e avaliação psicológica. Cada um desses testes que compõe a segunda fase vão ter critérios diferentes de avaliações, todos eles podem ser consultados no edital. Todos esses testes devem ocorrer no final do mês de abril. Não foi definido ainda quando vão sair os resultados da segunda etapa.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 06 de dezembro de 2017 e a taxa de inscrição é de R$173,00. As inscrições só podem ser feitas via internet, através do seguinte endereço eletrônico: www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/crs/principal.action. Para realizar a inscrição, clique em “Inscrições Online”. Preencha de forma correta todos os seus dados, não é permitido deixar nenhum campo em branco.

O edital pode ser consultado, através do seguinte link: www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/crs/concurso.action?tipo=1. É imprescindível que todos os candidatos leiam o manual inteiro, para não ter nenhuma dúvida.

Realize hoje mesmo a sua inscrição, prepare-se e boa sorte!

Por Isabela Castro