Concurso MP RJ 2018 – Vagas Abertas

  

  

Concurso oferta 35 vagas para o cargo de Promotor de Justiça Substituto.

A busca por uma colocação profissional adequada é realizada para trabalhos que exigem os mais variados graus de escolaridade com a pretensão de obter benefícios e uma estabilidade profissional adequada.

Com relação a este tema, o ramo das ciências jurídicas tem no concurso MP RJ 2018 uma das principais alternativas disponíveis para os que possuem formação em Direito, sendo que os seus detalhes serão apresentados em seguida neste artigo.


Dados básicos relacionados com concurso MP RJ 2018

O concurso MP RJ 2018 teve as suas inscrições abertas neste último dia 05/03/2018 com a finalidade de selecionar interessados nas 35 vagas relacionadas ao cargo de Promotor de Justiça Substituto.

Nesta seleção, de acordo com informações do edital publicado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, haverá a reserva de vagas na proporção de 20% para pessoas declaradas negras e 5% para aqueles portadores de deficiência física dentro do total de oportunidades disponibilizadas.

De forma básica, podem concorrer a esta seleção as pessoas que possuírem nível superior completo em Direito emitido por entidade educacional reconhecida pelo Ministério da Educação com comprovação de pelo menos 3 anos de experiência no ramo jurídico.

  

Inscrições para concurso MP RJ 2018

Os interessados em participar da seleção relacionada como concurso MP RJ 2018 que atendem aos requisitos exigidos para esta oportunidade podem realizar a inscrição de forma provisória até o dia 06 de abril de 2018 através do site do Ministério Público do Rio de Janeiro www.mprj.mp.br.

A confirmação da participação neste certame irá ocorrer apenas depois que houver a certificação quanto ao pagamento da taxa vinculada a este certame no valor de R$300,00 por candidato devidamente inscrito.

As dúvidas e questões que possam surgir durante esta etapa inicial para participação nesta seleção podem ser sanadas por meio de contatos junto à Fundação Getúlio Vargas que é a banca organizadora responsável por toda a sua execução vinculada.

Etapas do processo seletivo para concurso MP RJ 2018

Assim como outros certames relacionados com o ramo jurídico, o concurso MP RJ 2018 é composto por diversas etapas composto em sua totalidade por uma prova preliminar e quatro avaliações de caráter eliminatório além de uma avaliação na modalidade oral.

Com relação às disciplinas que serão abordadas nas etapas eliminatórias serão considerados os conteúdos de diversos ramos do direito como penal, civil, constitucional, administrativo, eleitoral, empresarial, tributário, processual civil e penal além de direitos relacionados à tutela na infância e normas de funcionamento do Ministério Público.

Serão realizadas, ainda, provas de cunho classificatório com abordagem de temas relacionados com Língua Portuguesa além da análise de títulos e exames quanto às aptidões física e mental dos candidatos para o pleno exercício das funções às quais estarão submetidos.

Os aprovados nestas primeiras avaliações deverão, em data a ser posteriormente informada, realizar a inscrição definitiva para esta seleção sendo que neste momento será exigida a comprovação da formação acadêmica básica exigida bem como da experiência jurídica informada em sua regulamentação especificada.

Atuação dos aprovados n concurso MP RJ 2018

Após a conclusão adequada de todas as etapas relacionadas com o concurso MP RJ 2018, os aprovados irão atuar em uma das comarcas relacionadas com o Ministério Público distribuídas entre capital e interior do estado do Rio de Janeiro.

A sua função será relacionada com as atividades de promotor de justiça em modalidade de substituto para a qual receberão um subsídio mensal no valor de R$27.000,00 com o cumprimento de uma carga horária de 40 horas semanais.

Conclusão

Desta forma, o concurso MP RJ 2018 é uma das alternativas mais atraentes para quem possui formação no ramo das ciências jurídicas para atuação específica nesta atividade com segurança e vencimentos adequados ao exercício da função considerada.

Por Ana Camila Neves Morais