Concurso Marinha Mercante 2015 lança edital com 80 vagas

     

As oportunidades são para nível superior e as inscrições vão até 29 de abril de 2015

A Marinha Mercante abriu recentemente o período de inscrições para um novo concurso que tem o objetivo de selecionar 80 pessoas para ingressarem o curso de Adaptação a Segundo Oficial de Náutica da Marinha Mercante e Curso de Adaptação a Segundo Oficial de Máquinas.

Do total de vagas que estão sendo disponibilizadas, 40 são destinadas à formação de segundo oficial de náutica, 20 são para a cidade de Belém (PA) e 20 para a capital carioca (RJ). As outras chances, são para a preparação de oficiais de máquina, 20 delas são para o Rio de Janeiro (RJ) e 20 para a capital paraense.  

Se você está interessado em participar do processo de seleção, é preciso que conte com idade igual ou superior à 18 anos, tenham concluído uma graduação nas áreas solicitadas pelo documento de abertura do certame, sejam brasileiros ou tenham conseguido a naturalização. Não está sendo solicitado postulantes de um sexo específico, assim, o processo de seleção é aberto para ambos os gêneros.  

Quem quiser concorrer a uma das vagas precisará efetuar a sua inscrição até o dia 29 de abril. O valor da taxa de inscrição é único, sendo que todos os interessados em participar da seleção para estes cursos precisarão pagar uma quantia de R$ 50 pelo direito à participação no certame.

A avaliação dos participantes será feita por meio da aplicação de várias etapas, incluindo provas escritas de conhecimento, avaliação psicológica e de aptidão física e período para adaptação na Marinha. A avaliação objetiva de conhecimentos será realizada entre os dias 30 e 31 do mês de maio.  

Algumas das graduações que são aceitas para participar do Curso de Formação de Oficiais de Máquina são: engenharia (várias áreas), bacharelado em ciências náuticas, tecnologia em setores análogos aos requisitados para engenheiros.

Já para segundo oficial de náutica, é preciso contar com graduação completa em engenharia, astronomia, oceanografia sistema de telecomunicações, administração, economia, entre outros.  

Para mais informações sobre a seleção para os cursos, consulte o endereço eletrônico da Marinha do Brasil: www.mar.mil.br/ciaga/PS_ASOM_N_2015/admissao.htm

Por Melina Menezes