Concurso Marinha do Brasil 2014 tem vagas abertas

     

Foi liberado na última segunda-feira, 28 de julho, o edital do concurso público da Marinha do Brasil que tem como intuito a contratação de novos oficiais. Ao todo, 105 vagas estão disponíveis para pessoas que desejarem ingressar no Quadro Complementar de Oficiais da Armada (QC-CA) e no Quadro de Fuzileiros Navais (QC-FN). Desse total de vagas, 82 são para os setores de Engenharia e Ciências Náuticas com lotação no QC-CA e as restantes oportunidades (23), são para Engenheiros de várias áreas no QC-FN.

As inscrições que estarão disponíveis no site até dia 4 de setembro deverão ser feitas acessando o endereço eletrônico da Maninha (www.ensino.mar.mil.br). Também poderão ser realizadas mediante o comparecimento nas Organizações Responsáveis localizadas em Cuiabá (MT), Manaus (AM), São Paulo (SP), Brasília (DF), Ladário (MS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Vila Velha (ES), Olinda (PE), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Belém (PA), São Luís (MA) e Rio Grande (RS).

De acordo com o cronograma do concurso liberado pela Marinha e exposto no seu site, a realização da seleção inicial que abrange tanto provas objetivas de conhecimentos profissionais quanto a prova de redação, ainda não tem data definida para acontecer. Sabe-se que o período de inspeção de saúde acontecerá no período compreendido entre 12 de janeiro e 6 de fevereiro de 2015. Já o teste de aptidão física, para os candidatos previamente selecionados na inspeção de saúde, acontecerá entre os dias 26 de janeiro e 13 de fevereiro.

Ainda segundo o edital, a concentração dos candidatos será feita no dia 9 de março de 2015, nessa ocasião os futuros oficiais iniciarão o período de adaptação, validarão os documentos, preencherão um questionário pessoal e serão avaliados psicologicamente. O período de adaptação continuará até o dia 29 de março, já no dia 30 desse mesmo mês o curso de formação de oficiais será iniciado.

Por Melina Menezes