Concurso Marinha 2018 – Inscrições, Vagas

     

Certame oferta 645 vagas para o Serviço Militar Voluntário.

Se você sempre sonhou em fazer parte da Marinha do Brasil, a sua oportunidade pode ter chegado. É que a Marinha acabou de abrir inscrições para o seu novo processo seletivo do Serviço Militar Voluntário, o SMV, para o cargo de Oficiais Temporários.

O processo seletivo da Marinha vai disponibilizar o total de 645 vagas para candidatos com formação em nível superior em qualquer área. As remunerações iniciais partem do valor de R$8.900.

Os aprovados no processo de seleção, os futuros militares da Marinha do Brasil terão seus contratos renovados anualmente até o período máximo de oito anos. Assim, é importante que os interessados saibam que o concurso é temporário e não oferece estabilidade.

Nesse sentido, o comando da Marinha do Brasil já está recebendo inscrições dos interessados em participar do processo seletivo para o Serviço Militar Temporário. Para isso o comando estabeleceu normas que são específicas do processo e regulamentam a contratação e novos profissionais.

Desse modo, podem se inscrever na concorrência homens e mulheres que possuam formação de nível superior e que estejam aptos para a prestação de Serviço Militar Voluntário Temporário na função de Oficial de 2ª Classe.

Os profissionais inscritos no processo só serão considerados como integrantes da Marinha do Brasil a partir do momento em que iniciarem o Estágio de Adaptação e Serviço ou o Estágio de Serviço Técnico.

Os pré-requisitos a serem atendidos no concurso são os seguintes:

– É preciso atuar como voluntário;

– Ser brasileiro de nascimento, conforme está estabelecido nos termos do artigo 12 da Constituição da República Federal d Brasil do ano de 1988;

– Ter idade superior a 18 anos e inferior a 45 anos de idade, na data em que ocorrer a sua incorporação;

– Possuir formação de nível superior, sendo Bacharelado ou Licenciatura na área específica em que concorre a uma vaga. Será necessária apresentação de diploma na área técnica de magistério, que possua validade nacional, ou a declaração de conclusão de curso de graduação em que conste a data da colação e grau, junto com o histórico escolar. Também é preciso que o diploma esteja registrado no órgão que fiscaliza sua categoria profissional, quando ele existir.

Para quem deseja se inscrever o processos eletivo será composto por 7 etapas. Sendo elas:

1ª Etapa: Realização de Prova Objetiva (PO) – com caráter eliminatório e classificatório;

2ª Etapa: Validação/ Análise dos Dados Biográficos (VDB) – de caráter eliminatório;

3ª Etapa: Inspeção/ avaliação de Saúde (IS) – de caráter eliminatório;

4ª Etapa: Prova/ avaliação de Títulos (PT) – de caráter classificatório;

5ª Etapa: Verificação Documental (VD) –de caráter eliminatório;

6ª Etapa: Designação para incorporação;

7ª Etapa: Incorporação.

Os inscritos no processo serão submetidos a realização de uma prova objetiva composta por 50 questões, sendo 25 sobre conteúdos de língua portuguesa e 25 sobre a Formação Militar – naval.

A data prevista para realização da prova é o dia 4 do mês de março do ano de 2018.

Os inscritos receberão um Aviso de Convocação em que estará indicada a bibliografia a ser estudada para a realização da prova.

De acordo com o edital de abertura o certame, serão disponibilizadas 645 vagas que serão distribuídas por todo o país onde existem os chamados Distritos Navais que são nove no total.

Sendo eles:

Distrito Naval RJ/ES;

Distrito Naval BA/MG/SE;

Distrito Naval RN/PE/CE/PB/AL;

Distrito Naval PA/AP;

Distrito Naval RS/PR/SC;

Distrito Naval MT/MS;

Distrito Naval GO/TO/DF;

Distrito Naval SP;

Distrito Naval AC/AM/RO/RR.

Para ter acesso aos Avisos de Convocação de cada Distrito Naval, acesse o site da Marinha em www.marinha.mil.br.

Se você atende aos pré-requisitos não deixe de fazer a sua inscrição, há oportunidades para profissionais de várias áreas.

Por Sirlene Montes