Concurso Marinha 2017 – Corpo Auxiliar de Praças

     

Certame tem 90 vagas disponíveis e recebe as inscrições dos interessados entre os dias 1º e 31 de agosto.

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar do concurso para o Corpo Auxiliar de Praças da Marinha do Brasil. Trata-se de ótima oportunidade que irá disponibilizar 90 vagas de nível médio/técnico para jovens que tenham entre 18 e 24 anos, para fazer o CP-CAP 2017 (Curso de Formação para ingresso no Corpo Auxiliar de Praças). O edital do concurso público já está lançado.

Quem tiver interesse em participar precisará preencher um cadastro específico no site www.densm.mar.mil.br ou no site www.ensino.mar.mil.br. O período para o preenchimento desse cadastro é de 1º a 31 de agosto de 2017. O valor que deve ser pago como taxa de inscrição é de R$ 40.

As 90 vagas abertas serão divididas entre as seguintes especialidades: Estruturas Navais (10 vagas), Processamento de Dados (12 vagas), Contabilidade (9 vagas), Estatística (4 vagas), Motores (6 vagas), Desenho de Arquitetura (4 vagas), Geodésia e Cartografia (5 vagas), Gráfica (5 vagas), Metalurgia (10 vagas), Eletrônica (4 vagas), Mecânica (22 vagas), Marcenaria (5 vagas), Meteorologia (6 vagas), Química (6 vagas) e Enfermagem (5 vagas).

Os interessados deverão, como pré-requisito, ter conclusão de cursos técnicos de nível médio que tenham as denominações dentro da Tabela de Convergência do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, que está disponível no site do MEC (Ministério da Educação) para consulta.

Além disso, para concorrer às vagas é preciso ter idade entre 18 e 24 anos, no 1º dia de janeiro de 2018; possuir o nível médio/técnico concluído na área da vaga que deseja e ter registro profissional no órgão que faz a fiscalização da profissão a qual concorrer, além de outros requisitos que estão listados no edital.

O processo de seleção contará com uma prova escrita sobre conhecimentos específicos, cuja data ainda não foi definida, seguida de uma prova de redação, da inspeção de saúde, bem como um teste de aptidão física, a verificação dos dados biográficos e do curso de formação.

A realização das provas ocorrerá nas seguintes cidades: Belém/PA, Ladário/MS, Natal/RN, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Manaus/AM, Vila Velha/ES, Rio Grande/RS, Salvador/BA, São Paulo/SP, Porto Alegre/RS, Fortaleza/CE, Santos/SP, Olinda/PE, São Luís/MA, Florianópolis/SC.

Confira aqui (pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=24&data=06/07/2017) as informações disponíveis no edital e saiba como participar!

Por Iris Gonçalves