Concurso INSS 2015 tem edital previsto

     

O concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda vai demorar um pouco mais, sendo essa uma boa oportunidade para se preparar de forma mais adequada. É possível direcionar mais o estudo, visto porque o certame ainda depende da autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

O edital deve sair em 2015 e visa o provimento de mais de 4 mil vagas para as cinco regiões do país. É bom direcionar bem os estudos, porque 2015 vai ser um ano cheio deles.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Gestão Pública (Segep), afirmou que o concurso acontecerá após a aprovação do Projeto de Lei Orçamentária para 2015. Isso porque não serão concedidas autorizações antes disso.

A boa notícia é que restam poucos dias para o documento ser votado. Depende apenas que o parecer chegue ao relatório ao Congresso, cuja data limite é o dia 10 de dezembro de 2014.

Vale lembrar que há escassez de servidores no órgão e se faz de grande importância que o Ministério do Planejamento libere a autorização para que ocorra o concurso público.

O próprio diretor de gestão de pessoas do INSS, José Nunes Filho, afirmou que há a necessidade de pelo menos 1.800 contratações. Outras estimativas apontam que seriam necessários 18 mil funcionários, devido ao número de servidores que irão se aposentar nos próximos anos.

Segundo a proposta feita ao MPOG serão contratados 2 mil aprovados no posto de técnico do seguro social, mais 1.150 no posto de perito médico previdenciário e mais 1.580 para a carreira de analista do seguro social.

Os cargos irão exigir tanto nível médio, quanto nível superior, ambos sendo necessário ser expedido por escolas e faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os salários variam de R$ 4.400,87 a R$ 10.056,80, conforme o cargo e a exigência de escolaridade. Também é prevista a reserva de vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais. 

Por Ana Rosa Martins Rocha