Concurso IBGE 2014 poderá ter edital em breve

     

Recentemente foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a informação de que o mesmo está planejando realizar um novo concurso público. Conforme o que foi divulgado, as vagas que serão oferecidas terão caráter efetivo.

De acordo com as informações dadas pela assessoria de imprensa do órgão, já foi pedido ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) o aval para a realização de um concurso público com oferta de cerca de 1.500 vagas.

O IBGE está pretendendo para esse novo certame que o mesmo tenha abrangência de nível nacional. A expectativa é de 1.044 vagas sejam disponibilizadas para a carreira de técnico e outras 300 para as funções de tecnologista e analista.

Para o primeiro posto, o candidato deverá contar com formação de nível médio completo e os dois últimos irão precisar de curso de nível superior.

Ainda de acordo com a divisão de comunicação do IBGE, a intenção é de que o aval saia ainda esse ano. Entretanto, deve-se considerar que isso vai depender do Planejamento. Contudo, a possibilidade é de que a abertura das seletivas ocorra em 2015.

O pedido encaminhado ao MPOG pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ainda carrega a justificativa de que o atual quadro de profissionais do órgão está defasado. Um dos principais motivos é que grande parte dos profissionais que compõe o mesmo está em processo de se aposentar.

O último concurso público realizado pelo IBGE foi em 2013. Na época, o edital oferecia aos interessados um total de 420 vagas. Essas oportunidades foram distribuídas entre as funções de analista, tecnólogo e técnico.

A Cesgranrio foi a instituição escolhida para ficar a cargo da organização técnica-administrativa deste certame. Os salários oferecidos aos contratados variavam entre R$ 2.813,10 e R$ 7.930,24.

Para a seleção dos participantes foram realizadas provas objetivas, testes discursivos e exames práticos conforme a função requeria.

Fique atento as nossas atualizações para acompanhar as novidades sobre esse e outros concursos.

Por Denisson A. Soares