Concurso Exército 2017 – 440 Vagas Abertas

     

Certame oferta 440 vagas para a EsPCEx.

Quem sonha em prestar concurso público para o Exército Brasileiro precisa saber que seguem abertas as inscrições para o certame que busca preencher 440 vagas na Escola Preparatória de Cadetes, a EsPCEx. O curso oferecido é para a Formação e a Graduação de Oficiais na Carreira em Linha de Ensino Militar Bélico.

Uma oportunidade única, as lacunas são para pessoas tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino. No total, a distribuição ficou: 400 vagas para homens e 40 para mulheres.

Os candidatos que quiserem participar do processo seletivo deve atender alguns pré-requisitos, como: ter idade entre 17 e 22 anos, podendo essa ser completada até o dia 31 de dezembro do ano referente ao da matrícula; possuir formação completa em nível médio; e ter altura mínima de 1 metro e 55 centímetros para mulheres e 1 metro e 60 centímetros para homens.

As inscrições, que começaram no dia 1º de maio seguem até a data final de 20 de junho de 2017. Essas podem ser feitas pelo portal da Escola Preparatória, no endereço eletrônico www.aspcex.ensino.eb.br. É cobrada uma taxa para efetivação da participação no valor de R$ 90.

O processo para a seleção do Exército terá algumas etapas que envolvem exame intelectual do participante, inspeção da saúde e um exame de aptidão física. A prova, que é objetiva, será aplicada em dois dias, sendo nas datas de 30 de setembro e 1º de outubro.

Em relação ao curso, que é de nível superior, sua duração é de 5 anos, sendo um ano dedicado para que o militar receba o título de aluno em formação. Esse acontecerá em regime de internato e acontecendo nas instalações, em Campinas, São Paulo, da EsPCEx. Os demais 4 anos serão passados nas instalações da Academia Militar das Agulhas Negras, a AMAN, na cidade de Resende, no Rio de Janeiro. Ali, o militar que está em formação receberá o título oficial de cadete.

Nesse período na AMAN, o cadete que é do sexo feminino precisará decidir entre um dos seguintes cursos: material bélico ou intendência. Já o do sexo masculino optará entre: cavalaria, infantaria, engenharia, artilharia, comunicações, material bélico ou intendência.

Ao concluir o curso, aqueles que forem declarados como aspirantes a oficiais, passarão após pela colação de grau, partindo para a graduação de bacharel na área de ciências militares.

Ficou curioso e quer mais informações. Basta acessar o edital do concurso no site do Diário Oficial da União, disponível no link http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=30&data=28/04/2017.

Por Kellen Kunz