Concurso Exército 2016 – Curso de Formação de Sargentos

     

Certame disponibiliza 1.210 vagas em diversas áreas.

A Escola de Sargentos das Armas do Exército Brasileiro (EsSA) está com inscrições abertas para concurso de admissão aos cursos de Formação de Sargentos das Áreas Combatente/Logística-Técnica, Aviação, Música e Saúde. O início do curso está previsto para abril de 2017 e deve ir até o mês dezembro de 2018, ou seja, 1 (um) ano e meio de duração. Os concursos para as forças armadas costumam ser muito concorridos devido a estabilidade e benefícios para os futuros militares.

Para participar do concurso, o candidato deverá ter: concluído o ensino médio, possuir idade mínima de 17 (dezessete) anos e idade máxima de 24 (vinte e quatro) anos para as modalidades da Saúde e Música ou idade máxima de 26 (vinte e seis) anos para as demais áreas. Outro requisito importante é que os candidatos do sexo masculino meçam no mínimo 1,60 cm de altura e as candidatas do sexo feminino meçam no mínimo 1,55 cm de altura. Outro requisto exigido é que nenhum dos candidatos esteja em condição de réu em ação penal.

Estão sendo ofertadas 1.210 vagas ao todo, distribuídas entre as áreas de Saúde, Música, Combatente/Logística-Técnica e Aviação. Para a área de saúde estão sendo oferecidas 70 vagas para o curso em Técnico de Enfermagem. Para a área de Música estão abertas 70 vagas para os cursos de: Clarinete, Fagote em dó/Contra-fagote em dó, Flauta em dó/Flautim em dó, Oboé em dó, Corne-Inglês, Saxhorne, saxofone, Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol, Caixa Surda, Turba, Trombone, Tenor/Trombone baixo, Trompa e Trompete/Cornetim/Flueghorne. Já a maioria das vagas, as 1.070 vagas restantes, são para as áreas de Combatente/Logístico-Técnica e Aviação. Estas vagas são para os cursos de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Topografia, Material Bélico – Armamento, Material Bélico – Mecânico Operador, Manutenção Comunicações, Material Bélico- Mnt Vrt Auto e Aviação – Manutenção.

O concurso contará com 2 (duas) fases, a primeira fase consiste na avaliação intelectual, ou seja, a aplicação de prova, mais a valoração de títulos, inspeção de saúde, exame de aptidão física e exame de aptidão musical, este último exclusivo para candidatos da área de Música, que já estiverem sido aprovados nas etapas anteriores. A segunda fase consiste em revisão médica e comprovação dos requisitos dos candidatos, sendo esta última de caráter eliminatório.

A aplicação das provas está prevista para o dia 9 de outubro de 2016, em locais que serão disponibilizados para consulta no site da EsSA.

Para efetuar a inscrição e obter maiores informações sobre o concurso acesse: http://www.esa.ensino.eb.br. A taxa de inscrição é de R$ 70,00.

Camilla dos Santos Batista