Concurso DPU 2015 tem projeto para abrir mais de 2.700 vagas

     

Os concursandos que estão no aguardo para participarem do concurso público que será promovido pela Defensoria Pública da União (DPU), com cargos voltados para a área administrativa, devem se manter ainda mais atentos às novidades.

Isso, porque já tramita na Câmara dos Deputados, o projeto de lei de n° 7922/14, que tem como objetivo fazer com que sejam criadas 2.751 vagas para o citado órgão. Como apontado, as mesmas devem ser preenchidas por meio da realização de concurso público.

Outro detalhe desse projeto é que o mesmo também visa estruturar o plano de carreira, além de definir novos valores salariais.

De acordo com as informações divulgadas até o presente momento, do número total de vagas, 1.092 serão destinadas para técnicos com formação de nível médio. Para o nível superior serão 1.659 vagas, na função de analista.

Segundo a proposta apresentada, as remunerações serão nos valores iniciais de R$ 4.363,94 para técnicos e de R$ 7.323,60 para analistas.

Como está o órgão atualmente?

De fato, o órgão de que trata este artigo ainda não conta com um quadro de pessoal próprio. No momento atual, são cerca de 1.163 servidores e 2.000 estagiários. Do pessoal que se encontra na ativa, 820 profissionais foram cedidos ou requisitados.

Os demais que fazem parte do quadro de funcionários são oriundos do único concurso público realizado pelo órgão para a área administrativa, isso no ano de 2010.

De acordo com informações divulgadas pelo defensor público-geral, o quantitativo de vagas oferecidas deverá ser preenchido de forma gradual. Tudo está sendo organizado de forma que seja considerada a nova fase do órgão. Ou seja, serão os primeiros quatro anos onde o mesmo não será mais dependente da estrutura do Ministério da Justiça.

Esse fato atende ao que foi promulgado pela emenda constitucional de n° 74, de agosto de 2013, na qual é concedida a DPU  a autonomia funcional  e administrativa, além de sua livre iniciativa orçamentária.

Para continuar por dentro das novidades acerca deste concurso, fique ligado em nossas atualizações diárias.

Por Denisson A. Soares