Concurso do Senado Federal está previsto para 2016

     

Senado Federal tem uma defasagem de aproximadamente 1.244 cargos, fazendo com que as expectativas sobre um novo Concurso Público aumentem.

Há alguns dias atrás, na segunda-feira, dia 16 de novembro de 2015, o Senado Federal publicou um documento com a relação dos cargos efetivos em atividades legislativas, cargos estes, ocupados em seu Quadro Geral de Pessoal. De acordo com o documento, o órgão atualmente tem uma defasagem de aproximadamente 1.244 cargos, o que faz crescer as expectativas em torno da realização de uma nova seleção, em breve, através de concurso público, onde o último foi realizado no ano de 2012 e o qual está expirado desde julho de 2014.

O cargo com maior déficit é o de Técnico Legislativo que tem cerca de 730 cargos vagos, onde 197 são para especialidade de Processo Legislativo. Já para Analistas Legislativos são 478 vagas disponíveis, Advogados contam com 2 vagas e Consultores Legislativos com 32.

O documento ainda informa, conforme as Resoluções nº 63/1997 e nº 61/2010, quando vagarem, a extinção das categorias de Técnico Legislativo e Assistência a Plenários e Portaria e também Auxiliar Legislativo.

No ano de 2012, quando se realizou o último concurso, também havia um grande número de cargos desocupados na instituição, para isso, foram oferecidas 246 vagas para candidatos formandos no ensino médio e superior, porém dentro do prazo de validade do concurso ocorreram mais nomeações, pois alguns servidores se aposentaram ou vieram a falecer.

O processo teve a FGV, Fundação Getúlio Vargas, como banca organizadora, tal seleção contou com mais ou menos 150 mil inscritos.

Mesmo com a recente suspensão para novos concursos públicos, anunciado pelo governo da federação, o Poder Legislativo é independente, podendo assim, realizar processos seletivos normalmente, assim também como o Judiciário. É previsto que muitos cargos sejam preenchidos nesse novo processo de seleção, pois a quantidade de cargos vagos é grande, o que inviabiliza a sequência dos processos no Senado. Portanto, esteja preparado, pois em breve serão lançadas mais informações e a concorrência não será pequena.

Por Filipe da Silva