Concurso do IBGE 2016 foi autorizado

     

Certame irá oferecer 82.023 vagas de emprego temporário para a realização do Censo Agropecuário 2016.

O serviço temporário é sempre uma excelente opção para aquelas pessoas que estão desempregadas ou que querem conquistar um salário por alguns meses. As pessoas que se interessam por este tipo de atividade devem ficar atentas, pois na edição do dia 14 de dezembro de 2015, foi divulgada, no Diário Oficial da União (DOU), a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faça a contratação de até 82.023 candidatos temporários, a fim de que seja realizado o Censo Agropecuário 2016.

Os candidatos que participarão do Censo Agropecuário 2016 serão selecionados mediante a realização de um processo seletivo simplificado, sendo que os contratos destes profissionais irão ter duração de até um ano, prazo este que poderá ser prorrogado até o limite máximo de três anos.

Conforme a portaria que foi publicada no DOU, os cargos que serão disponibilizados pelo IBGE nessa oportunidade serão os seguintes: 223 vagas para Analista Censitário, 486 vagas para Agente Censitário Regional, 700 vagas para Agente Censitário Administrativo, 5.500 vagas para Agente Censitário Municipal, 12.540 vagas para Agente Censitário supervisor, 174 vagas pra Agente Censitário de Informativa e outras 62.400 vagas para Recenseador.

Até o presente momento, a remuneração mensal que será ofertada para os profissionais que irão exercer cada um dos cargos mencionados acima não foi definida pelo IBGE, ao mesmo tempo em que, os níveis de escolaridade que serão exigidos para que os candidatos possam fazer a inscrição no processo seletivo de acordo com o cargo pretendido não foram revelados pelo órgão.

O último edital lançado para selecionar profissionais para trabalhar no Censo foi no ano de 2013, ocasião em que o órgão disponibilizou 7.825 vagas temporárias. Nesta última seleção a instituição que ficou incumbida de regular o processo seletivo simplificado foi a Fundação Cesgranrio, sendo que as provas foram aplicadas em 546 municípios, distribuídos nos 26 estados, juntamente com o Distrito Federal.

Aqueles que se interessarem por estas oportunidades devem ficar atentos as demais notícias que serão divulgados em breve sobre as exigências e pré-requisitos dessa seleção.

Por Adriano Oliveira