Concurso Correios 2014 terá edital em breve

     

Sem dúvida, o concurso dos Correios é um dos mais disputados que ocorrem todos os anos. Desta vez, certamente não será diferente, pois abrirá novo concurso para contratação temporária de trabalhadores. Embora tenhamos um certame anunciado para ocorrer em 2012, a publicação do edital ainda está pendente.

A intenção está prevista na proposta de acordo coletivo de trabalho apresentada pela empresa, como alertou a Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas). De acordo com a proposta, será mantido o contrato por prazo determinado, nos termos da Lei n.º 9.601/98.

O representante sindical dos correios, Yuri Costa, afirma que o objetivo dos correios é diminuir o custo da manutenção de terceirizados e temporários, os quais possuem os mesmos direitos laborais em relação aos efetivos.

Desta forma, o próximo concurso já está em fase de planejamento e deve ocorrer em breve. Todavia, os cargos, localidades, oportunidades, critérios e regras de participação já estão sendo decididos. Outro fator preponderante que ainda não foi definido é a escolha da banca organizadora.

Grande parte das oportunidades serão para os cargos de carteiro, atendente comercial e operador de triagem e transbordo, todos de nível médio, com vencimento básico inicial de até R$ 2.006,65, incluindo vale cesta-básica e vale-alimentação.

Contudo, haverá também vagas para cargos de nível superior (com vencimentos iniciais de até R$ 4.962,05), em especialidades a serem definidas.

No entanto, é importante destacar que, ainda que o certame seja temporário, ele irá avaliar os candidatos por meio de exames objetivos e, por isso, você precisa iniciar os estudos o quanto antes para garantir uma vaga e ser nomeado.

Caso hajam dúvidas à respeito de quais matérias você precisa começar, recomenda-se que se baseie no último edital e verifique as matérias que foram cobradas. Porém, inicie pelas básicas e, após ter uma base nelas, passe para as especificas.

Coloque também a resolução de exercícios como parte do seu cronograma de estudos. Isso fará total diferença!

Por Luciana Viturino