Concurso Brigada Militar-RS 2014 abre 120 vagas

     

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul fará um novo concurso público. Ao todo, a BM/RS está oferecendo 120 vagas para preenchimento imediato para o Curso Superior de Formação da Polícia Militar.

Ao finalizar o curso, o aluno- oficial será nomeado Capitão e terá uma remuneração de R$ 7.502,21, além de um pacote de benefícios que inclui vale-refeição e auxílio-saúde. 

Ao longo do curso de formação, período de dois anos, o aluno receberá uma bolsa-auxilio de R$ 3.751,10.  

Se você ficou interessado e gostaria de participar do processo de seleção, saiba que algumas exigências são tidas em conta na hora da inscrição.

Poderão participar do processo seletivo pessoas que possuam graduação superior completa em ciências jurídicas e sociais, é requisito fundamental que o interessado possua idade máxima de 29 anos, altura mínima de 1,60m para o sexo feminino e de 1,65m para o sexo masculino. Outra exigência é que o candidato tenha carteira nacional de habilitação da categoria B. 

O último concurso da Brigada Militar com o intuito de selecionar futuros Capitães ocorreu no ano de 2011. A primeira avaliação constou de uma prova de caráter eliminatório e classificatório, objetiva múltipla escolha, constituída de 50 questões.

Nessa avaliação foi cobrado o conteúdo das seguintes disciplinas: matemática, língua portuguesa, cidadania e direitos humanos, informática, conhecimentos gerais e legislação aplicada à função.

O restante do processo seletivo foi composto por uma avaliação de saúde, condições físicas e teste psicológico nas modalidades individual e coletivo. Nessa instância anterior, o jovem iniciava sua carreira como aluno-oficial e depois do tempo do curso era nomeado como capitão do Quadro de Oficiais de Estado Maior da Brigada Militar.

As exigências para concorrer ao cargo eram exatamente as mesmas, ser brasileiro com idade máxima de 29 anos, ter concluído o Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, estatura de 1,60 para mulheres e de 1,65 para homens e possuir carteira de habilitação categoria B. 

Por Melina Menezes